Marx Beltrão cria campanha para conscientizar sobre uso de celular no trânsito

Marx Beltrão cria campanha para conscientizar sobre uso de celular no trânsito

O deputado Marx Beltrão (PMDB – AL) apresentou na Câmara dos Deputados Projeto de Lei que estabelece campanha contra o uso do celular ao dirigir, criando parceria entre as operadoras e o Detran. O projeto recebeu a numeração (PL) 3092/2015.

O objetivo é informar o usuário, através de mensagens de texto enviadas pelas operadoras de telefonia para seus clientes, sobre os riscos de se envolver em acidentes automobilísticos ao utilizar celulares e smartphones enquanto dirige.

“A campanha informaria o usuário sobre estatísticas de acidentes e vítimas em situações causadas pelo uso do celular, bem como o fato de que o uso desses dispositivos aumenta em até 4 vezes o risco de colisões e acidentes”, explica o autor.

De acordo com estatísticas dos órgãos de trânsito, o uso de celulares por motoristas de veículos e motos já se tornou a principal causa de acidentes. O código de trânsito hoje prevê punição ao motorista que falar ou utilizar os dispositivos, que consiste em multa de R$ 85,13, além de quatro pontos de penalidade na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Em qualquer processo de aprendizagem, a tarefa de educar vem antes da de punir. Por isso, acredito que a conscientização pode salvar vidas e ajudar a diminuir essas estatísticas”, comentou Marx Beltrão.

O Projeto de Lei aguarda despacho às Comissões Temáticas da Câmara dos Deputados, onde será analisado para ser aprovado. Depois, deverá ser apreciado também pelo Senado Federal.

 

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate