Cooperativa de agricultores rurais é inaugurada em Joaquim Gomes

Iteral teve participação efetiva na realização de um sonho dos produtores rurais locais
Cooperativa de agricultores rurais é inaugurada em Joaquim Gomes

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Joaquim Gomes e Região (Coopaf) foi inaugurada, nessa quinta-feira (24), no Centro Cultural do município da Zona da Mata. Formada por agricultores assentados por meio do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), a associação tem em vista a geração de renda para trabalhadores rurais, além de incentivar a produção na região e contribuir para o desenvolvimento social de Joaquim Gomes.

Para Rosiete de Oliveira, presidente da Coopaf, a cooperativa é um sonho realizado. “Estou bastante emocionada porque só eu sei do trabalho que tivemos para tornar o sonho dessa cooperativa realizar. Gostaria de agradecer a todas as pessoas envolvidas, aos órgãos parceiros que não mediram esforços para nos ajudar nesse sonho”, disse a presidente.

O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas, Jaime Silva, ressaltou o papel do órgão.

“Como intermediador do crédito fundiário em Alagoas, o Iteral quer contribuir sempre com ações como essa e, por isso, vai trabalhar de maneira efetiva, na compra de terra, na assistência técnicas no campo para viabilizar que o que é produzido pelos agricultores rurais chegue à mesa da população e gere renda”, frisou Silva.

Dentre a produção da cooperativa estão frutas, raízes, verduras e legumes, como alface, banana, tangerina, macaxeira, melancia, batata, coco verde, mamão e abacaxi. A Coopaf está localizada no bairro Asplana e a direção promete ações para o crescimento do agricultor.

“A associação vai promover diversas ações, desde cursos de capacitação à distribuição do que é produzido na zona rural do município”, ressaltou Rosiete, também conhecida como Rosa.

Autoridades estiveram presentes ao evento, como o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Estevão Vasconcellos, a superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas, Lenilda Lima, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Eliseu Rego, e membros do Executivo Estadual e Municipal.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate