Arrendamento da usina do Grupo João Lyra fica com a Coopervale

Arrendamento da usina do Grupo João Lyra fica com a Coopervale

Pelo que se sabe, o que falta agora apenas é a homologação do contrato, que deve ser feita pelo juiz Kleber Rocha, responsável pelo processo de falência da Laginha Agroindustrial AS, até esta sexta-feira, 25.

Formado hoje por cerca de 140 cooperados, a Coopervale deve assumir oficialmente a operação da usina, localizada em Atalaia, a partir de amanhã.

Pelo que se sabe a cooperativa já teria assinado contrato com o administrador judicial da massa falida da Laginha Agroindustrial SA.

A Coopervale, presidida por Túlio Tenório, propôs arrendamento da Uruba por um período de dez anos e ofereceu um percentual de comercialização de produção de açúcar (4%) e mais um valor por arrendamento das terras (cerca de 6 mil hectares), que varia, dependendo da condição (tabuleiro ou encosta) de 4 a 9 toneladas por hectare.

Os recursos apurados com o arrendamento vão para o pagamento de dívidas e manutenção da massa falida.

Confirmado arrendamento, os diretores da Coopervale esperam iniciar a safra de cana no início de novembro, logo após a realização dos reparos, que devem começar já na próxima semana. Os trabalhos serão iniciados com recursos próprios dos cooperados – mais de 100 fornecedores de cana.

Com o contrato na mão, a Coopervale vai tentar levantar recursos para o capital de giro no Banco do Nordeste, que avalia uma proposta de financiamento da ordem de R$ 22 milhões e também na Desenvolve. O governador Renan Filho já sinalizou que vai ajudar a cooperativa no que for possível.

Minas Gerais

O juiz Kleber Rocha também deve anunciar decisão sobre o arrendamento de duas usinas do Grupo JL em Minas Gerais. A empresa São João Cargill (SJC) e a paulista PAM empreendimentos S/A,  apresentaram propostas para arrendamento de usinas do grupo João Lyra na audiência que ocorreu na sexta-feira, 4 de setembro, no escritório da “Massa Falida” em Maceió.

A SJC apresentou interesse no arrendamento da usina Vale do Paranaíba, de Capinópolis,MG, mas solicitou maior prazo para apresentar uma proposta detalhada, já que necessita ver as reais condições das instalações da Vale do Paranaíba.

A PAM empreendimentos S/A apresentou proposta para arrendar a usina Triálcool, instalada em Canápolis (MG), com um plano de negócios a ser desenvolvido em 10 anos.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate