Soma de salários pagos em serviços no país cresceu 5,9% em 2013

Soma de salários pagos em serviços no país cresceu 5,9% em 2013

A soma de todos os salários pagos aos trabalhadores do setor de serviços no país cresceu 5,9% em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo dados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados da pesquisa já descontam a inflação ocorrida no período. Em 2013, foram pagos R$ 253,9 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações.

O setor também teve um crescimento de 4,5% no pessoal ocupado, em 2013, atingindo o total de 12,48 milhões de trabalhadores, de acordo com a pesquisa do IBGE. O segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares foi o principal responsável por esse desempenho do mercado de trabalho dos serviços.

O segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares teve um crescimento de 7% na massa salarial e respondeu por 36,7% do total da massa paga naquele ano pelos serviços. Além disso, houve um crescimento de 4,6% no pessoal ocupado no segmento, que respondeu por 41% das pessoas ocupadas. As principais atividades responsáveis por esse desempenho foram investigação, vigilância, segurança e transporte de valores, escritório e apoio administrativo.

Outro segmento com participação importante no mercado de trabalho dos serviços em 2013 foram transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, que responderam por 25,7% da massa salarial real e 20,6% do pessoal ocupado.

O setor de serviços movimentou R$ 1,3 trilhão em 2013, 5,5% a mais do que no ano anterior, devido, em grande parte, ao desempenho dos transportes, que responderam por metade desse crescimento anual. Já o número de empresas cresceu 5,1% e atingiu um total de 1,24 milhão.

Agência Brasil

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate