Relatório de balneabilidade das praias é divulgado pelo IMA

O documento apresenta os melhores locais e aqueles que devem ser evitados pelos banhistas
Relatório de balneabilidade das praias é divulgado pelo IMA

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga, nesta sexta-feira (18), as condições encontradas em 61 trechos verificados na costa de Alagoas. Essa semana há 21 pontos considerados impróprios e 40 próprios para banho. O documento é produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais, com base na resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As amostras foram coletadas no dia 13, quando houve incidência de chuvas apenas em Maceió.

No litoral sul, entre os municípios de Marechal Deodoro e Piaçabuçu, foram verificados 19 trechos e 14 estão próprios para banho. Entre os locais que indicaram baixos índices de contaminação estão o Francês, Lagoa do Pau, Lagoa Azeda, Feliz Deserto e Pontal do Peba.

Dentro de Maceió, entre os bairros do Pontal da Barra e Ipioca, os números estão iguais às semanas anteriores. Foram realizadas coletas em 20 pontos e oito são indicados aos banhistas, eles estão localizados no Pontal da Barra, Guaxuma, Garça Torta, Mirante e Ipioca.

No litoral norte, as coletas foram realizadas em outros 22 trechos, entre Paripueira e Maragogi, e 18 deles são considerados próprios para banho. Entre as melhores praias estão: Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

A classificação quanto a própria e imprópria é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro as condições em 80% dos resultados encontrados em cinco amostras consecutivas, além do critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.


Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate