Jó Pereira busca parcerias para o fortalecimento das cooperativas de Alagoas

Jó Pereira busca parcerias para o fortalecimento das cooperativas de Alagoas

A deputada estadual Jó Pereira (DEM) se reuniu na manhã desta quinta-feira, 17, com o reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Sérgio Teixeira, com o objetivo de fortalecer as parcerias das instituições federais com as cooperativas, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população e a manutenção do agricultor no seu município de origem. Participaram do encontro representantes das cooperativas Cooptur (Cooperativa de Turismo Rural) e Coopenedo, ambas de Penedo, além dos pró-reitores Luis Henrique, Carlos Henrique e do diretor da instituição, Carlson Apolinário.

“O reitor disponibilizou toda a equipe técnica do Ifal, doutores, extensão universitária e, inclusive, pontuou que essa foi a primeira vez que a instituição recebeu uma demanda da comunidade. Estamos trabalhando no sentido de enxergar caminhos para o desenvolvimento agrícola do estado de Alagoas, por meio das cooperativas. Com a crise no setor sucroenergético está ficando claro que precisamos mudar nossa matriz agrícola, diversificando-a. Em Penedo, já existe uma vocação para isso, com a Coopenedo e a Cooptur. Estamos buscando parceiros para fortalecê-las, como alternativa de renda à cana de açúcar”, explicou a deputada.

Na última terça-feira, Jó Pereira esteve na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), em Penedo, conversando com o superintendente Luciano Chagas. A instituição já é parceira das cooperativas e vai fortalecer ainda mais o trabalho técnico que faz com essas entidades. “Como deputada estadual e integrante do Fecoep estarei defendendo as demandas das cooperativas e, além disso, temos a Agência de Fomento do Estado – Desenvolve – que também estamos convidando para ser parceiro do projeto e tem crédito exclusivo para o financiamento das atividades cooperativistas, da prática de desenvolvimento local e isso é de extrema importância”, pontuou.

Segundo lembrou a parlamentar, a proposta do governo federal hoje é para estimular a abertura de chamadas públicas no sentido de comprar os produtos diretamente da agricultura familiar, por meio das cooperativas. Ela sugere que as cooperativas se organizem em todo o estado, de maneira que possam direcionar sua produção para uma central de distribuição para que assim consigam atender as chamadas públicas abertas pelo governo federal.

Ascom ALE/AL

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate