O que os deputados federais de Alagoas pensam do impeachment?

O que os deputados federais de Alagoas pensam do impeachment?

Pra começo de conversa, não existe consenso. Mas em resumo, se um eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff for votado “agora”, a bancada federal de Alagoas rejeita, por maioria.

Mas as posições dos parlamentares alagoanos não parecem ser muito sólidas. Tudo vai depender do “que” for votado.

O deputado federal Marx Beltrão (PMDB) resume com duas palavras o que acontece hoje na Câmara Federal: jogo político. “Eu digo que não vou votar num pedido de impeachment, a não ser que apareçam provas contundentes de envolvimento da presidente em algum caso de corrupção , como a Lava Jato. Não existe nada disso, o que vejo é jogo político”.

Aliado da presidente, Givaldo Carimbão (PROS) acredita que o destino do mandato de Dilma Roussef será decidido nos próximos 15 dias. Hoje, avalia, não existem razões para um eventual impeachment: “o governo está tentando reagir. Se conseguir, o processo morre no Congresso Nacional”.

Coordenador da bancada federal de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT) não vê espaço para o impeachment: “vão colocar o que no lugar da Dilma? Quem assumir vai ter que cuidar da crise, vai ter que tomar as medidas que ela já está tomando. Não acredito que esse seja o caminho, até porque poderia trazer riscos para a estabilidade democrática e arranharia a imagem do Brasil no mundo”, pontua.

Líder do PR na Câmara Federal, Maurício Quintella, não fez campanha para Dilma em 2014 e se sente a vontade para se posicionar sobre o tema: “creio que o impeachment hoje não é o melhor caminho para o país. Uma decisão como essa seria muito grave, com consequências imprevisíveis. Apesar disso, o que vivemos hoje é uma constante contagem de votos. O governo e oposição ficam medindo forças para votar ou evitar a votação do impeachment. Uma vez que a matéria é discutida em plenário, ninguém sabe que rumo vai tomar”, aponta.

E os demais federais de Alagoas, o que dizem? Não conversei com eles, mas suas posições são conhecidas. JHC (SDD) e Pedro Vilela (PSDB) fazem oposição e tendem a votar pelo impeachment. Paulão (PT) é o mais governistas entre todos e votaria contra em qualquer possibilidade. Arthur Lira (PP) e Cícero Almeida acompanham o governo na maioria das votações, mas dependendo das circustâncias….

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate