Dilma cancelou visita Alagoas para “evitar” protesto de prefeitos

Dilma cancelou visita Alagoas para “evitar” protesto de prefeitos

A “greve” dos prefeitos e a ameaça de protestos nesta sexta-feira, 18, turbinaram a decisão da presidente Dilma Rousseff em cancelar a visita a Alagoas, que estava programada para hoje.

A presidente foi aconselhada a cancelar a agenda depois de ser informada pelo pessoal da segurança institucional que os prefeitos estavam programando, entre outras ações, o bloqueio da BR 101.

Agentes infiltrados da segurança institucional teriam participado, inclusive, de reuniões na sede da Associação dos Municípios Alagoas (AMA). Eles estão (ou estavam) no Estado desde a semana passada.

A presidente foi aconselhada a cancelar a visita para evitar a repercussão negativa do protesto, especialmente num momento em que a crise política e institucional tende a se agravar em Brasília.

Em matéria divulgada pela assessoria da AMA, com o cancelamento da vinda da presidente, os prefeitos decidiram se reunir na sede da Associação.

Sem presidente, prefeitos concentram atividades na AMA

Com o anúncio do cancelamento da vinda da presidenta Dilma Rousseff a Alagoas nesta sexta-feira, o movimento dos prefeitos pelo dia “D” de mobilização será concentrado na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e no Palácio do Governo. Com exceção de Maceió, que voltou atrás na decisão de parar as atividades, as demais prefeituras serão fechadas.

A decisão segue orientação das demais Entidades municipalistas que estão realizando eventos de protesto em praticamente todos os estados brasileiros com o objetivo de informar a população.

Pela manhã, às 9h, os gestores vão se reunir para um balanço do movimento e elaborar um documento a ser apresentado à sociedade, ao governador e a bancada federal com todos os ajustes realizados e as reivindicações para que os prefeitos possam prestar o serviço que a população merece.

A tarde, irão fazer uma concentração no palácio República dos Palmares e entregar o documento ao governador Renan Filho e ao líder da bancada federal, deputado Ronaldo Lessa, com o atual quadro de Alagoas.

É certo que a crise é sentida pelos demais governos e infelizmente também pelos cidadãos, mas o movimento municipalista destaca que as finanças municipais poderiam estar melhor não fossem os R$ 35 bilhões de Restos a Pagar que a União deve aos Municípios, por exemplo. Isso sem contar os programas federais subfinanciados, onde as prefeituras recebem um valor e gastam outro muito maior para tornar o programa realidade, a exemplo do Saúde da Família e o Transporte Escolar.

Para agravar ainda mais a situação, nos últimos anos o governo federal fez bondade com o chapéu alheio, ao conceber isenções em tributos que formam o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O resultado foi uma queda na principal fonte de financiamento dos governos municipais.

Ainda somam a esta conta as inúmeras atribuições impostas aos Municípios pelo governo federal e por leis aprovadas no Congresso Nacional. Responsabilidades estas sem a indicação do financiamento. Assim, o conjunto disso que foi dito entre outras causas fazem os Municípios pedirem socorro, pois estão em colapso, que pode se agravar com encerramento de mandato, em 2016.

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate