Animais do 11º Leilão Nelore Positivo são acompanhados pelo PMGZ

Animais do 11º Leilão Nelore Positivo são acompanhados pelo PMGZ

Criado em 1990, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) é um dos mais completos no acompanhamento genético do rebanho nelore nacional. Com a ferramenta, o criador consegue ter maior controle na reprodutividade e padronização específica da genética melhoradora sem a necessidade de alto  investimento.

De acordo com o pecuarista Celso Pontes de Miranda Filho, criador da raça há mais de 15 anos, o nelorista, com ou sem fins comerciais, não deve desprezar os resultados que o programa lhe aponta. “ O aumento da produtividade é seu foco principal. O criador deve alcançar seu objetivo, primeiramente sendo responsável e levando em conta sempre os resultados gerados pelo programa de melhoramento”, afirmou CPMF.

De grande rusticidade e adaptabilidade, o nelore se divide em três linhagens: os Puros de Origem (PO), Puros de Origem Importados (POI) e os Livre de Especial de Importação (LEI), o que vai definir a vertente a ser seguida no programa. “A plasticidade genética do nelore é muito grande, ela aceita ser modelada pelo criador. Então o programa vai ajudar a diagnosticar seu sistema de produção e estabelecer critérios de seleção”.

O PMGZ também ajuda na seleção da Fazenda de Celso, a Boacica, em Pilar. Com o programa,  CPMF consegue desenvolver características genéticas e zootécnicas diferenciados na pecuária do ciclo curto: “se o rebanho for bem trabalhado é possível imprimir animal com bom porte, cumprimento de costelas, estrutura óssea, adaptabilidade,carcaça e acabamento”, incluiu.

Remate

Uma prova do trabalho da pecuária de CPFM pode ser conferida na 11ª edição do Leilão Nelore Positivo, no próximo dia 27 de outubro, durante a 65º Expoagro/AL, em Maceió. O remate é um dos maiores em oferta de matrizes, novilhas, touros, garrotes e bezerros de corte. Mais de 400 animais, distribuídos em 40 lotes, sobem ao tattersal a partir das 19h.

O remate também contará com nelore dos Nelore IBC, Agropecuária Olivel Tenório, Vinicius Cansanção e Nelore Santa Catarina.Além da variabilidade do nelore, o leilão apresenta mais um Concurso Bezerrada Positiva, onde os criadores participantes podem inscrever seus lotes de bezerros para sererem julgados por um ábitro, momentos antes do leilão. O lote vencedor segue para vendas entres os animais do remates. Para informações e inscrições, o interessado deve entrar em contato com a Agreste Leilões pelo telefon (82) 3036-7070.

SERVIÇO

11º Leilão Nelore Positivo

Local: Parque da Pecuária – Maceió

Data: 27-10-2015

Hora:19h

Promoção: Celso Pontes Miranda Filho

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate