Parceria beneficia com 40 mil alevinos pequenos produtores da zona rural de Penedo

Parceria beneficia com 40 mil alevinos pequenos produtores da zona rural de Penedo

Uma parceria entre a Prefeitura de Penedo e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), beneficiou pequenos agricultores da zona rural do município, com a doação de 40 mil alevinos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura faz parte de uma série de ações que buscam superar à crise no setor sucroalcooleiro.

A entrega dos 40 mil alevinos ocorreu na sexta-feira (11), aos pequenos agricultores do Sítio Nazário, que fica próximo aos povoados Ponta Mofina e Embrapa.

“Essa é mais uma ação de diversificação de culturas. À crise no setor do açúcar e álcool afetou a economia dos nossos pequenos agricultores. Logo, traçamos estratégias, buscamos parcerias para enfrentá-la. A orientação do prefeito Marcius é dar total apoio aos pequenos agricultores. Com isso, nossa equipe vem em constante luta, desenvolvendo projetos que buscam ampliar as culturas agrícolas na nossa região. E um desses projetos, é a produção de peixes em tanques escavados. Onde a Prefeitura entra com as máquinas para escavar os tanques nas terras dos agricultores que aderem ao programa, além disso, buscamos através de parcerias o apoio técnico e os peixes”, explicou o secretário de Agricultura de Penedo, Ricardo Araújo.

Na entrega desta sexta (11), foram beneficiadas 12 famílias de pequenos agricultores. Os 12 tanques escavados foram povoados com 40 mil alevinos da espécie Tambaqui.

“A região do Sitio Nazário tinha como predominância por anos, o cultivo na cana. Com o momento de crise, também foram afetados. Além da produção de peixes, também incentivamos e apoiamos o cultivo de culturas de subsistência, macaxeira, mandioca, feijão e pecuária de leite. Assim, vamos propiciando alternativas viáveis para que o pequeno produtor afetado pelo momento, consiga superar à crise e perceba que existem culturas adequadas de acordo com cada região e solo, que podem superar sim, as dificuldades”, concluiu Araújo.

As parcerias e os projetos de diversificação de culturas seguem e, outras localidades da zona rural de Penedo serão beneficiadas pelo programa.


Ascom Penedo

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate