Vacinação contra o HPV está disponível em vários postos de saúde do Estado

Vacinação contra o HPV está disponível em vários postos de saúde do Estado

A vacina para a prevenção contra o vírus HPV encontra-se disponível em todos os postos de saúde de Alagoas. E para sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância da imunização, a Secretaria de Estado da Alagoas (Sesau) reforça o chamamento para a população.

“A vacina protege contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que é responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e deve ser ministrada em meninas na faixa etária entre 9 e 11 anos”, orienta a assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Denise Castro.

A assessora informa que as adolescentes desta faixa etária que tomaram a primeira dose da vacina há seis meses devem retornar a um posto para receber a segunda dose. “A pessoa só se encontra imunizada contra o HPV quando completa o ciclo de vacinação. Portanto, os pais e responsáveis devem ficar atentos ao calendário vacinal e respeitar as datas de retorno marcadas pelos profissionais de saúde”, alerta Denise.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, Alagoas possui 98,7 mil meninas nessa faixa etária que devem ser vacinadas. A gerente explicou, ainda, que a vacina contra o HPV é composta por três doses. “A segunda é aplicada após seis meses e, a terceira, cinco anos após a primeira dose”, explicou.

Denise Castro informou que a vacina está de forma permanente em todos os postos de saúde de Alagoas. “Em muitas cidades, a exemplo de Maceió, serão organizados esforços de vacinação nas escolas da rede pública para garantir um maior alcance e efetividade do programa de vacinação”, declarou a assessora, lembrando que o Brasil possui uma das maiores e mais eficientes redes de distribuição pública de vacinas do mundo.

“O trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na imunização é uma referência internacional na área. A população pode se sentir segura e certificar-se de que as vacinas foram fabricadas e distribuídas segundo as mais rigorosas orientações técnicas e protocolos de segurança”, acrescentou a assessora do PNI em Alagoas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate