CCZ orienta ONGs e protetores independentes sobre leishmaniose visceral

CCZ orienta ONGs e protetores independentes sobre leishmaniose visceral

Com o objetivo de reforçar o alerta acerca da gravidade da leishmaniose e a importância da prevenção da doença, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove nesta terça-feira (15), em parceria com o Laboratório MSD Saúde Animal, a palestra “Leishmaniose e medidas de prevenção”. A palestra será direcionada às ONGs que atuam em defesa dos animais e protetores independentes e acontece a partir das 9h, no próprio CCZ, localizado no Loteamento Palmares I, Quadra 03, s/n, Cidade Universitária.

“Já trabalhamos essas informações com os profissionais que atuam aqui no CCZ e agora vamos também atualizar as entidades e protetores independentes, compartilhando conhecimentos, o que possibilita a ampliação das medidas preventivas em relação à doença”, afirmou a coordenadora das Ações de Controle da Raiva do CCZ, Jéssica Bezerra.

Além da palestra, outra ação nessa área está programada para acontecer ainda este mês. Também em parceria com o Laboratório MSD Saúde Animal, o CCZ de Maceió programou, para o próximo domingo (20), o evento “Encontro Pet: Todos juntos contra o Calazar”, que terá como maior atração uma feira de adoção de cães a ser realizada na Av. Sílvio Vianna, na Ponta Verde (em frente à Imobiliária Márcio Raposo).

No local, todos os animais adotados receberão da empresa Nutriagro a coleira Scalibor®, recomendada mundialmente pelos especialistas para proteger os cães das picadas do mosquito transmissor da doença e seus novos proprietários terão direito à orientação de médicos veterinários sobre medidas de prevenção. A feira, que disponibilizará cerca de 15 cães, acontece das 9h às 15h.

A doença
Também conhecida como calazar, a leishmaniose visceral é uma doença endêmica no Brasil, transmitida pela picada do mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. A doença é incurável e pode, além de matar o cão, colocar em risco a vida das pessoas que convivem com ele. Seu principal método de controle é a prevenção.

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate