Associação dos Pequenos Agricultores da Economia Familiar de Atalaia inaugura sede

Associação dos Pequenos Agricultores da Economia Familiar de Atalaia inaugura sede

Na última sexta-feira (11), a Associação dos Pequenos Agricultores da Economia Familiar de Atalaia – APAEFA, inaugurou a sede da FibraChã Arte e Design, projeto que reúne um grupo de mulheres moradoras da comunidade de Chã da Jaqueira, e que foi contemplado pelo Prêmio Santander Universidade Solidária, realizado em parceria com o Santander e Programa UniSol, em 2012, sendo beneficiado com recursos para a compra de máquinas, equipamentos e materiais.

De acordo com a professora coordenadora do projeto, Hanah Maria Torres de Melo, o projeto, que consiste na confecção de produtos artesanais desenvolvidos a partir do beneficiamento de resíduos descartados na produção de bananas, foi submetido pelos professores e alunos de vários cursos do Centro Universitário CESMAC, que perceberam na atividade a possibilidade de implementar um modelo de negócio que pudesse garantir um incremento de renda à comunidade.

Para o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Atalaia, Thyago Tenório, a iniciativa é louvável e abraça uma demanda especifica da comunidade, composta por mulheres de pequenos agricultores, trabalhadores rurais em sua maioria nas lavouras de cana-de-açúcar, que enfrentam grandes dificuldades com relação à oferta de emprego. “Além do viés econômico social, o projeto tem uma proposta ambientalmente sustentável, pois trabalha com produto encontrado em abundância na região, a fibra da bananeira, descartada naturalmente pela planta, sem agredir o meio ambiente”, comemora.

Peça fundamental na construção e execução do projeto, o reitor do CESMAC, João Sampaio Filho, esteve presente na solenidade, e destacou que quando a equipe iniciou o acompanhamento, o trabalho acontecia ainda de forma muito incipiente, sem grandes perspectivas. “Não havia ainda uma equipe constituída entre as comunitárias, ocorreu todo um processo de envolvimento que demandou uma intensa dedicação das artesãs, para se apropriar da atividade como um todo. Sem o empenho e a confiança dos membros da comunidade, que abraçaram a ideia e nos permitiram se aproximar, nada aconteceria, mesmo com todo nosso esforço”, ressalta.

Além de capacitação técnica, empresarial e logística, a sede tem como objetivo viabilizar a consolidação da associação para o grupo de mulheres, com toda infraestrutura necessária para desempenharem suas atividades. Respaldado pela

universidade, o grupo passou por diversas formações e se desenvolveu muito com relação ao design do artesanato, onde atualmente possui um catálogo com mais de 50 produtos de fibra da banana, comercializados em exposições, feiras, eventos e centros comerciais da região.

O Vice-Reitor do CESMAC Profº Dr. Douglas Apratto, a promotora de fundações do Ministério Público, Failde Mendonça, o Deputado Estadual Galba Novaes, a analista de unidade de turismo e economia criativa do SEBRAE, Marina Gatto, a Primeira Dama do município de Atalaia, Betânia Menezes, a Vereadora Marta Albuquerque, além

de demais membros da cúpula do Centro Universitário, do SEBRAE e secretariado municipal, também participaram da solenidade de inauguração.

Ascom/Atalaia

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate