Estado dá início à segunda etapa da vacinação contra o HPV

Vacina já foi distribuída aos postos de saúde e está disponível para a população a partir do dia 14 de setembro
Estado dá início à segunda etapa da vacinação contra o HPV

O Estado de Alagoas dará início na segunda-feira (14) à segunda etapa da vacinação contra o HPV. A iniciativa é voltada para meninas com idade entre 9 e 11 anos. De acordo com a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, a vacina já foi distribuída para todos os postos de saúde de Alagoas que funcionam no horário das 8h às 17h.

“Na primeira etapa da vacinação em 2015, foram vacinadas 57.188 meninas”, destacou Denise. A assessora afirma ainda que a primeira dose da vacina continua disponível em todo o território alagoano e os pais podem levar as crianças que ainda não tomaram a primeira dose.
Denise alertou que a mulher apenas se encontra imune ao vírus quando completa o ciclo completo de vacinação. “Os pais e responsáveis devem prestar atenção na data de retorno marcado no cartão de vacina das meninas. Assim, as adolescentes irão comparecer ao posto de vacinação no período correto, visando receber as doses”, destacou.

A gerente explicou, ainda, que a vacina contra o HPV é composta por três doses. “A segunda é aplicada após seis meses e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A vacina encontra-se disponível de forma permanente nos postos de vacinação dos 102 municípios do Estado”, ressaltou.
Vírus HPV

O vírus human papiloma vírus (HPV) ou vírus do papiloma humano é transmitido, na maioria das vezes, de forma sexual e também de forma vertical da mãe para o filho durante o parto.

O HPV quando não tratado é a principal causa de câncer de colo do útero. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o terceiro tipo de câncer feminino mais comum no Brasil.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate