AL é o Estado mais avançado do País na regionalização da saúde

AL é o Estado mais avançado do País na regionalização da saúde

“O processo de regionalização da assistência à saúde em Alagoas é o mais avançado de todos os demais estados brasileiros”. A afirmação foi dada pela secretária de Estado de Saúde, Rozangela Wyszomirska, durante a Oficina de Pactuação dos Serviços de Saúde da IX Região, realizado na quinta-feira (10) em Pão de Açúcar, que reuniu gestores de saúde de 14 municípios do Sertão, conforme prevê o Plano Estadual de Regionalização.

Na abertura do evento, com a participação da maioria dos secretários de saúde e prefeitos da região, a gestora da Sesau, mais uma vez, lembrou o compromisso do Governo Renan Filho em investir nos serviços de saúde de forma linear, contemplando as dez Regiões de Saúde. “Essas discussões estão ocorrendo desde o início do ano nas oficinas, com a finalidade de definir quais os serviços que cada município pode ofertar para atender à região”, disse a secretária.

Rozangela Wyszomirska destacou a parceria com o Ministério da Saúde e os municípios alagoanos como fundamental para incrementar os serviços de saúde e facilitar a vida dos usuários com atendimento mais ágil e de qualidade. “O Estado é parceiro dos municípios nesse processo, organizando a rede e permitindo que a população tenha um atendimento de qualidade, sem a necessidade de se deslocar até Maceió quando necessitar de assistência na área de saúde”, enfatizou a gestora.

O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, enalteceu a importância da regionalização, dizendo que ela contribuirá para melhoria da saúde e beneficiará aqueles que mais precisam desses serviços: “Os usuários do SUS necessitam de um atendimento digno”. Mesmo com as dificuldades que os municípios enfrentam, em função da crise vivida pelo País, Dantas lembrou que é hora de todos se unirem para incrementar os serviços públicos, principalmente aqueles destinados à saúde.

A secretária de Saúde de Pão de Açúcar, Normanda Santiago, que representou os demais gestores presentes à reunião, disse que a regionalização dos serviços é o caminho para que possam oferecer uma saúde de qualidade para população. “Esse é um momento importante para os 14 municípios da IX Região de Saúde, que oferecerão aos usuários do SUS serviços essenciais de saúde e, ainda, contarão com a parceria da Sesau”, completou.

Composta pelos municípios de Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, a IX Região de Saúde, por unanimidade, fez no encontro o desenho do esboço que será concretizado com a pactuação da regionalização nos serviços de atenção básica, média e alta complexidade.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate