Cooperativas e empresas disputam controle de usinas do Grupo João Lyra

Cooperativas e empresas disputam controle de usinas do Grupo João Lyra

O arrendamento parece se consolidar como o ‘caminho da volta’ para as usinas do Grupo João Lyra, desativadas desde a decretação de falência da Laginha Agroindustrial  SA, decretado em fevereiro de 2014 pela Justiça de Alagoas.

Duas cooperativas de Alagoas – uma de usineiros, outra de fornecedores de cana – estão na disputa pelo controle da usina Uruba, que pertence a massa falida da Laginha Agroindustrial.

A Coopervale, presidida por Túlio Tenório, quer arrendar a Uruba por dez anos e oferece um percentual de comercialização de produção (4%) e mais um valor por arrendamento das terras (cerca de 6 mil hectares), que varia, dependendo da condição (tabuleiro ou encosta) de 4 a 9 toneladas por hectare.

A CPRAAA, mais conhecida como Cooperativa dos Usineiros, presidida por José Ribeiro Toledo, propôs inicialmente o arrendamento das terras, mas também apresentou proposta para operar a usinas durante a audiência com o juiz Kleber Rocha no último dia 4. Os detalhes não foram revelados.

O juiz responsável pelo processo de falência só ‘bate o martelo’ no começo da próxima semana.

Empresas apresentam proposta de arrendamento de usinas de MG

A informação é do portal Tudo em Dia, de MG. A empresa São João Cargill (SJC) e a paulista PAM empreendimentos S/A,  apresentaram propostas para arrendamento de usinas do grupo João Lyra na audiência que ocorreu na sexta-feira, 4, no escritório da “Massa Falida” em Maceió.

A SJC apresentou interesse no arrendamento da usina Vale do Paranaíba, de Capinópolis,MG, mas solicitou maior prazo para apresentar uma proposta detalhada, já que necessita ver as reais condições das instalações da Vale do Paranaíba.

A PAM empreendimentos S/A apresentou proposta para arrendar a usina Triálcool, instalada em Canápolis (MG), com um plano de negócios a ser desenvolvido em 10 anos.

As propostas apresentadas pelas empresas serão analisada pelo juiz Kleber Borba e os dirigentes da “Massa falida”. As garantias de manutenção das atividades das empresas terá grande “peso” na análise do magistrado e dos gestores do grupo falido.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo vereador Cleidimar Zanotto, que, juntamente com outros líderes regionais, tem lutado para o restabelecimento das atividades das Usinas Vale do Paranaíba, instalada em Capinópolis, e Triálcool, instalada em Canápolis – Ambas no Pontal do Triângulo Mineiro.

“É uma notícia que emociona e nos deixa esperançosos com relação ao futuro, principalmente neste momento de grande crise no nosso país. A geração de empregos minimizará os impactos negativos da crise na microrregião do Pontal”, disse Cleidimar.

Veja aqui a notícia, na íntegra: http://www.tudoemdia.com/2015/09/sao-joao-cargil-e-pam-apresentam-propostas-para-arrendamento-de-usinas-do-grupo-joao-lyra

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate