Prefeitura investe na iluminação pública de Maceió

Prefeitura investe na iluminação pública de Maceió

A Prefeitura de Maceió investe na melhoria da iluminação pública da capital, com ações de requalificação e manutenção em todas as partes da cidade. Por meio da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), a Prefeitura iniciou a substituição de lâmpadas incandescentes por LED e pretende estender a tecnologia a toda a cidade, por meio de Parceria Público Privada (PPP).

Para esclarecer as dúvidas acerca da PPP da Iluminação, a Prefeitura convoca a população de Maceió e interessados para a audiência pública que vai apresentar o Edital da Parceria Público-Privada (PPP) da Rede de Iluminação Pública do Município. O encontro está marcado para o dia 18 de setembro, das 10h às 12h, e vai acontecer no auditório da Escola Municipal de Governo e Gestão Pública (Emgesp), mesmo prédio onde funciona a Procuradoria Geral do Município (PGM), no Centro de Maceió.

A PPP pretende implantar a tecnologia de LED de forma integral no parque de iluminação da cidade, garantindo maior eficiência e economia. “A meta é implantar um sistema de gestão completa da iluminação pública de Maceió por meio de PPP. Já implantamos lâmpadas de LED em alguns pontos da capital, como trechos da orla marítima e na ponte do Vale do Reginaldo, onde a diferença é nítida. O LED é ecologicamente correto e tem maior durabilidade”, destaca o prefeito Rui Palmeira.

“A iniciativa prevê um investimento alto, mas muito eficiente, que é a troca de luminárias comuns pelas de LED. O Município não tem condições de fazê-lo em um curto espaço de tempo, por isso, busca essa parceria. Entre outros benefícios, o trabalho é fundamental para a durabilidade dos serviços de iluminação e para a contribuição na redução do consumo de energia”, explica o superintendente de Iluminação Pública, Ib Brêda.

A Parceria Público-Privada se tornou realidade na capital, a partir da Lei Municipal 6.283, instituída pelo Poder Executivo em 2013. Segundo o secretário municipal de Governo, Ricardo Wanderley, a gestão está buscando, junto à iniciativa privada, os investimentos de que Maceió precisa, mas o Município não dispõe de recursos para executar.

“O prefeito Rui Palmeira sempre reforça que a crise não pode ser entrave ao trabalho. Precisamos buscar alternativas, meios jurídicos e administrativos viáveis e é isto que estamos fazendo, abrindo a possibilidade de apoio junto à iniciativa privada”, explica Ricardo Wanderley.

A PPP faz parte das ações do Programa Mais Maceió, que envolve secretarias e órgãos municipais em torno da execução de projetos estratégicos para o Município. O trabalho é executado pelo Núcleo de Projetos Especiais (NPE), que tem como coordenador geral o secretário Ricardo Wanderley e como coordenador executivo, o secretário-adjunto de Finanças, José Lages Júnior.

Serviços
Nesta semana, os serviços foram levados, entre outros pontos, à Praia da Sereia, que está recebendo nova iluminação e onde serão trocadas as luminárias de todas as ruas. No Conjunto Salvador Lyra, 303 luminárias foram trocadas. No Conjunto José Maria de Melo, no Tabuleiro, 229 luminárias foram instaladas na revitalização do espaço de lazer. No Village Campestre II, no Cidade Universitária, o terminal de ônibus também teve toda a iluminação recuperada. Já na orla de Pajuçara, foram instaladas 341 luminárias de LED, trabalho que vai continuar nesta terça-feira (8), na Avenida Silvio Vianna.

Desde 2013, quando foi iniciada a atual gestão do Executivo, o órgão realizou cerca de 70 mil atendimentos pelo serviço de call center, o Disque Luz, além dos serviços de troca de luminárias de recuperação da iluminação em diversas localidades. No Disque Luz, por meio do 0800 031 9055, ligando de um telefone fixo, os cidadãos acionam a Sima gratuitamente. Outro serviço relevante que o balanço destaca é a quantidade de trocas de luminárias feitas nesse período. Foram mais de 22 mil atendimentos em mais de 220 áreas públicas, a exemplo de campos, quadras e praças.


Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate