Dias de campo apresentam potencial de grãos em Alagoas

Dias de campo apresentam potencial de grãos em Alagoas

A Embrapa e parceiros promovem, nos dias 8 e 9 de setembro, dois dias de campo em Alagoas para demonstrar o potencial de milho e soja para a Zona da Mata, Tabuleiros Costeiros e Agreste do estado. Os eventos integram as ações do Programa de Incentivo à Cultura de Grãos no Estado de Alagoas.

Na manhã de terça-feira (8), cerca de 200 agricultores são esperados na Fazenda Nova, em Capela, Zona da Mata Alagoana, para o dia de campo de variedades de milho para Alagoas. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seapa/AL) em parceria com a Embrapa Tabuleiros (Aracaju, SE) e demais instituições integrantes do Comitê Gestor do Programa.

Numa área de 1,5 hectare, técnicos e pesquisadores da Embrapa montaram uma Unidade demonstrativa com as 25 principais variedades de milho disponibilizadas no mercado local, entre elas o BRS – Gorutuba, lançado pela Empresa em 2010, de ciclo precoce e adaptado a áreas com escassez de chuvas. Além da Embrapa, seis empresas distribuidoras de sementes participam do dia de campo apresentando suas variedades.

O objetivo é apresentar aos produtores e gestores públicos o potencial da cultura do milho para a região, dando a oportunidade de conhecer de perto o desempenho dos materiais, que foram plantados em junho. O pesquisador da Embrapa, Paulo Albuquerque, membro do comitê gestor do programa de governo, fará a apresentação dos detalhes técnicos do plantio – tratamento do solo, fertilização, espaçamento, entre outros. O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, Hibernon Cavalcante, apresentará os objetivos e resultados do programa de grãos.

Em seguida, os participantes circularão pelos estandes das empresas nas parcelas plantadas, obtendo informações sobre seu desempenho, características e disponibilidade e condições de venda. Fornecedores de máquinas e implementos, além de instituições de financiamento, também expõem seus produtos e serviços no dia de campo.

Soja
Na quarta-feira (9), cerca de 40 agricultores visitam a Fazenda Santo Antônio, em São Miguel dos Campos, ao sul de Maceió, para o dia de campo intitulado ‘Cultura da Soja nos Tabuleiros Costeiros de Alagoas’. O objetivo é demonstrar os resultados preliminares da introdução e avaliação de 48 genótipos de soja plantados em unidade demonstrativa no local. O evento tem a parceria da Agrocana e Emater/AL.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros vem realizando experimentos para avaliar o potencial da cultura da soja na região dos Tabuleiros Costeiros e Agreste. Com o objetivo de formatar um sistema de produção para essa região, diversas ações de pesquisa vêm sendo realizadas, tais como seleção de cultivares com base em adaptabilidade e estabilidade de produção, porte para colheita mecanizada, nível de acamamento das plantas, e ciclo de produção; determinação dos melhores períodos para o plantio; avaliação dos arranjos de plantas – espaçamento e população; adaptação da cultura no sistema de plantio direto; recomendação para a inoculação de sementes, visando a não dependência de fertilizantes nitrogenados; levantamento das pragas, doenças e plantas daninhas de ocorrência regional, com os seus respectivos métodos de controle; determinação do momento correto da colheita; avaliação da qualidade de sementes – sanidade, germinação e vigor; e inserção da cultura em sistemas conservacionistas junto à agricultura familiar.

Resultados de pesquisa na região apontam níveis de produtividade elevados (3.000 a 5.000 kg/ha), valores acima da média brasileira, que na safra 2013/2014, segundo a CONAB, foi de 2.843 kg/ha, o que indica o alto potencial produtivo dessa cultura nos Tabuleiros Costeiros e Agreste.

Programa
Programa de Incentivo à Cultura de Grãos no Estado de Alagoas é uma iniciativa do governo estadual para revitalizar a produção de milho e fortalecer o plantio de soja no estado, especialmente diante da crise do setor sucroalcooleiro, que tem gerado grandes perdas e forçado o fechamento de usinas nos últimos anos.

Atualmente o estado de Alagoas não produz grãos suficientes para o consumo local, que é de mais de 450 mil toneladas. Para suprir a necessidade da população, é necessário importar grãos de estados como Bahia, Sergipe, Goiás e Mato Grosso.

O objetivo do governo do estado é atingir a autossuficiência da produção de grãos nos próximos anos. Já para 20015 espera-se um aumento da produção de 25 mil para 100 mil toneladas, segundo projeções da Secretaria de Agricultura.

Mais informações junto à Seagri/AL pelos telefones (82) 3315-3646 e (82) 98833-4383.


Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate