Ministro diz que reforma agrária nas terras de João Lyra é prioridade

Ministro diz que reforma agrária nas terras de  João Lyra é prioridade

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou nesta terça-feira (1°), em Brasília, que a reforma agrária em propriedades da massa falida do Grupo João Lyra, em Alagoas, terá prioridade. O assunto foi discutido durante reunião com o deputado Paulão (PT/AL), a superintendente do Incra/Alagoas, Lenilda Lima, e representantes de oito movimentos agrários do Estado.

O ministro deu aval para que a equipe jurídica do MDA proceda estudos com vistas ao acerto de contas entre os débitos milionários que o grupo possui junto à União e possíveis valores que seriam compensados pelas desapropriação de terras das usinas de Guaxuma, Uruba e Laginha, ocupadas por trabalhadores rurais.

“Já existe experiência de desapropriação com esse tipo de encontro de contas. Neste caso de Alagoas, a maior dificuldade seria o crédito trabalhista dos antigos empregados dessas propriedades. Isso foge a nossa governabilidade”, avaliou Patrus Ananias. Por outro lado, o ministro disse que há vários pontos positivos para efetivar a reforma agrária, como os entendimentos dos movimentos agrários envolvidos, a articulação do deputado Paulão e o apoio do governo do Estado, que enviou para a audiência sua representante, Edenilza Lima, do Gabinete Civil.

Conforme Lenilda Lima, o trabalho do Incra está adiantado, inclusive já foi autorizada judicialmente a vistoria na usina Laginha, que abrange os municípios de Branquinha, União dos Palmares e Capela, numa área total de 16 mil hectares, avaliada judicialmente em R$ 297,5 milhões.

Também presente à reunião no MDA, o dirigente do MLST, Josival Oliveira, afirmou que cinco mil famílias ocupam as três propriedades do Grupo João Lyra, sendo que o processo de Laginha apresenta uma melhor evolução. Também participaram integrantes dos seguintes movimentos agrários: MST, MTL, CPT, MLT, MVT, MUPT e Terra Livre. Eles entregaram uma pauta de reivindicações ao ministro, pedindo força-tarefa do governo federal para avançar nas desapropriações em Alagoas.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate