Vacinação contra Pólio e Multivacinação são prorrogadas até dia 10

Vacinação contra Pólio e Multivacinação são prorrogadas até dia 10

Sem conseguir atingir a meta de imunização de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada em todos os municípios alagoanos que não atingiram essa meta, nesta segunda-feira (31), até o dia 10 de setembro. Em Maceió, apesar de o Programa de Imunização do Município ter adotado inúmeras estratégias para mobilizar os pais a garantirem a proteção adequada contra a pólio e outras doenças em crianças de 6 meses (pólio) a menores de 5 anos, foi alcançada apenas 56% de cobertura vacinal.

“Antecipamos o início da campanha em uma semana, procuramos facilitar ao máximo o acesso da população à vacina, mas ainda assim não atingimos a cobertura necessária para assegurar a erradicação da doença. Por isso, recomendamos aos pais que não deixem de lado esse compromisso com suas crianças, pois são doenças graves que, se não prevenidas, podem trazer muitas complicações, no caso da poliomielite, até paralisia total”, reforça a coordenadora do PNI no município, Eunice Raquel Amorim, lembrando que os pais devem levar o cartão de vacinação da criança, para o devido registro das doses aplicadas.

Anteriormente disponibilizada também em postos volantes instalados em locais estratégicos e de grande movimentação, como os shoppings da capital, a vacinação ficará restrita, a partir desta terça-feira (1º de setembro), às unidades de saúde do Município, que funcionam de segunda a sexta-feira.

A coordenadora ressalta ainda que a vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença, que apresenta sintomas semelhantes ao de uma gripe, com náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus da poliomielite é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea e ocasionar paralisia total.

Erradicação da doença

Este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o 26º livre da doença no país. Em 1988, desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, houve uma redução da incidência mundial dessa doença em mais de 99% e o número de países onde a pólio é endêmica passou de 124 para três (Nigéria, Paquistão e Afeganistão).No Brasil, foram notificados 2.564 casos de poliomielite em 1979 e 1.290 em 1980, quando se iniciaram as campanhas nacionais de vacinação. Em 1981, foram apenas 122 casos notificados. Em 1989, foram registrados os últimos casos no Brasil, mantendo-se com incidência zero desde aquele ano.


Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate