Programa Mais Médicos: mais um município é contemplado em AL

Quase 200 profissionais estão atuando em 63 cidades no Estado
Programa Mais Médicos: mais um município é contemplado em AL

Mais um município alagoano, dessa vez União dos Palmares, foi contemplado com a chegada de profissional do Programa Mais Médicos. Até o fim deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prevê que mais três vagas serão oferecidas aos municípios de Cajueiro, Maragogi e Piaçabuçu.

Ao todo, 193 médicos estão em Alagoas através do Programa Mais Médicos. Segundo a coordenadora do programa no Estado, Ivana Pitta, a adesão do médico ao programa é voluntária e a média salarial é de R$ 10 mil, com direito a alimentação, transporte da Secretaria Municipal de Saúde ao local do trabalho e moradia na cidade.

“Em Alagoas, nós temos 193 médicos, sendo 173 cubanos, 17 brasileiros e três intercambistas – um húngaro, um argentino e um porto-riquenho. Eles possuem uma carga horária de 40 horas, sendo 8 horas dedicadas ao estudo”, explicou a coordenadora.

Conforme o Ministério da Saúde, o Mais Médicos é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais profissionais para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

“O Provab [Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica] é outro programa que contempla a atenção básica nos municípios e, consequentemente, contribui com a realização do Mais Médicos. Em Alagoas, 33 médicos estão contratados em 16 cidades, de onde saem após um ano de atuação com dez pontos para concursos de residência médica, uma especialização, além de se tornarem preferência para ser mais um profissional no Mais Médicos”, ressaltou Ivana Pitta.

“O que mais sobrecarrega o HGE [Hospital Geral do Estado] é a insuficiente atenção básica nos municípios. A proposta do Governo Federal é de que mais Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sejam inauguradas. Mas compreendemos que os resultados chegarão a longo prazo, assim como o esforço que está sendo feito por seus gestores”, completou a coordenadora.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate