Nordeste deve ter quebra de safra de 3,4% no ciclo 15/16

Nordeste deve ter quebra de safra de 3,4% no ciclo 15/16

Diante de uma crise financeira que castiga o setor sucroenergético nos últimos anos e que foi agravada pela instabilidade econômica do país, a região Nordeste deve ter uma quebra de safra no ciclo 15/16 estimada em 3,5%. A previsão foi feita pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida).

No ciclo 14/15, a região produziu 52 milhões de toneladas de cana, podendo chegar agora apenas a 50 milhões. No mesmo período, as 19 unidades industriais alagoanas, que entraram em operação na moagem passada, foram responsáveis pelo beneficiamento de 23,4 milhões de toneladas de cana.

Apesar de a nova safra começar oficialmente a partir de setembro, em Alagoas a usina Santo Antonio deu início a moagem no último dia 18 de agosto. A unidade industrial também opera com a expectativa de ter uma moagem menor que a anterior.

De acordo com empresários do setor, a redução estimada na produção será um reflexo da falta de recursos para a realização dos tratos culturais e renovação do canavial, além da escassez de chuvas no segundo trimestre deste ano.

Produção

No ciclo 14/15, foram produzidas na região Nordeste 3 milhões de toneladas de açúcar e quase 2 bilhões de litros de etanol. Em Alagoas, a produção foi de quase 1,9 milhão de toneladas de açúcar e 553.919 milhões de litros de etanol total.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate