Saldo de empregos é positivo em AL, apesar de resultado de julho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2015/01/almaviva.jpgSaldo de empregos é positivo em AL, apesar de resultado de julho

Em julho, pelo sétimo mês consecutivo, segundo dados do Ministério do Trabalho, Alagoas com saldo negativo na geração de postos de trabalho com  carteira assinada. O resultado também é negativo no acumulado dos primeiros sete meses do ano.

O Estado registra, no entanto, saldo positivo no cenário de doze meses, que é considerado um indicador mais confiável, na medida em que tira da avaliação efeitos pontuais de setores sazonais, a exemplo da cana-de-açúcar.

No acumulado dos últimos doze meses o estado mantém saldo positivo de 3,3 mil vagas e o pior resultado, nesse cenário, é o da construção civil, com -3,1 mil vagas. O estoque negativo do setor da indústria (formado principalmente pelas usinas) é de ‘apenas’ -1,1 mil vagas.

O estoque negativo maior, no acumulado dos sete primeiros meses do ano, é decorrente da sazonalidade da atividade canavieira e tende ser diminuído a partir deste mês, quando as usinas voltam a contratar pessoal para a moagem.

Acumulado do ano

Os principais setores da economia registraram saldo negativo na geração de empregos em julho, segundo o Caged (Cadastro geral de emprego do Ministério do Trabalho). No mês foram registradas 8,3  mil admissões e 9,1 mil demissões, com saldo negativo de -789 vagas ou -0,23% na comparação com o estoque do mês anterior.

O resultado de julho, no entanto, é melhor do que o de junho, quando Alagoas registrou perda de -1,6 mil vagas.

Confirmando uma tendência preocupante, o setor de serviços fechou pelo segundo mês consecutivo no vermelho, com -756 vagas ou -0,56% em relação ao mês anterior. Desta vez foi este o setor que mais demitiu em Alagoas no mês passado e foi também o principal responsável pelo saldo negativo no estado (veja tabela).

De janeiro a julho de 2015, o estado registrou 97.102 demissões e 69.204 admissões. No acumulado do ano, Alagoas já perdeu mais de 27,8 mil empregos de carteira assinada ou -7,58% na comparação com igual período do ano anterior.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, no entanto o setor de serviços mantém saldo positivo (2,9 mil empregos) e o saldo negativo é puxado por indústria de transformação (-29,6 mil), construção civil (-2 mil) e comércio (-1,7 mil).

Caged-julho-15

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate