Padarias em Alagoas utilizam gás natural como fonte de energia

Padarias em Alagoas utilizam gás natural como fonte de energia

Os estabelecimentos comerciais no Estado têm procurado, cada vez mais, fontes de energia contínua e limpa. Nesse sentido, o gás natural canalizado vem ganhando mais espaço no mercado. É o que vem acontecendo com as panificadoras. Só na capital alagoana são mais de 25 padarias que utilizam os serviços da Algás, a distribuidora de gás canalizado de Alagoas.

De acordo com a Companhia, um dos atrativos para o crescimento do uso do gás natural nesse setor, é o menor preço em relação ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). A Distribuidora também oferece uma tarifa diferenciada para a produção industrial, que está orçada atualmente em R$1,7147 por metro cúbico.

“Além da praticidade, utilizar o gás natural nos fornos traz uma vantagem econômica. Dessa forma, os comerciantes podem potencializar a rentabilidade da sua padaria”, afirma Jonas Vicente da Gerência Comercial da ALGÁS.

Além disso, o fornecimento contínuo é outra vantagem que gera satisfação e comodidade para quem utiliza o gás natural no seu estabelecimento. É o que explica Gustavo Mota, proprietário da Panificadora Jaraguá há mais de 18 anos: “Não corro risco de a produção parar em algum momento. Sem falar na limpeza e higiene que o gás natural proporciona em comparação com o briquete, material que outras padarias abastecem seus fornos!”, relata.

Ainda segundo Gustavo, o manuseio de um forno com gás natural é mais simples. “Antes precisava deslocar um funcionário para carregar um saco de briquete até o forno. Demandava mão de obra, era algo bastante incômodo”, conclui Mota.

Diferentemente do bagaço da cana utilizado na produção de panificadoras, o gás natural não elimina resíduos sólidos como a fuligem, consequentemente sua ação é menos danosa ao meio ambiente. “É uma fonte de energia mais limpa! Assim, ocasiona menos problemas ambientais”, informa Jonas Vicente.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate