Debate contribui para o planejamento de ações para o Estado de Alagoas

Debate contribui para o planejamento de ações para o Estado de Alagoas

O Governo de Alagoas tem um compromisso com a adoção de políticas públicas para o desenvolvimento da economia do Estado. Inerente a este fim, foi realizado na manhã desta sexta-feira (21), o Café com Planejamento e Gestão, que promoveu um espaço para fortalecer a capacidade do governo em planejar e gerir políticas públicas, através de debates e discussões sobre temáticas atuais que influenciam a ação governamental.

Iniciativa da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o evento também integra a política de capacitação continuada de técnicos e gestores públicos, sendo uma excelente ferramenta para a disseminação do conhecimento sobre temas relevantes de planejamento público, alinhado aos pilares do governo de ética, transparência e proximidade com a população.

Membros da frente de honra do Café, o governador Renan Filho, os secretários Christan Teixeira (Planejamento) e Pablo Viana (Ciência, Tecnologia e Inovação); além de Fabio Guedes (diretor-presidente da Fapeal) e o palestrante Vinícius Lages, ex ministro de Turismo. Eles receberam secretários municipais, professores, mestres, presidentes de associações e de órgãos, secretários de Estado, além de servidores públicos.

“Este é o início de um ciclo de estudos que iremos fazer no Estado de Alagoas”, proferiu Christian Teixeira, ao citar a missão da Secretaria de Planejamento e Gestão, de apoiar o governo no processo de planejamento e gestão para o desenvolvimento dessas políticas, promovendo ações de fomento à prestação dos servidores.

O ex-ministro alagoano Vinícius Lages, que ocupa atualmente a chefia de gabinete da Presidência do Senado, falou sobre turismo e desenvolvimento econômico para o planejamento e a inovação em Alagoas.

“É preciso transformar o comum em algo com valor agregado”, explicou Lages, ao tratar sobre os biomas, gastronomia, cultura e as riquezas alagoanas.

Para ele, Alagoas possui capacidade de transformação e avanço econômico, com base especialmente no turismo, gastronomia e cultura.

“Basta saber implantar a ciência e a tecnologia, com planejamento, para avançar ainda mais”, frisou o palestrante.

“Eu acredito fundamentalmente em milagres. Mas acredito, sobretudo, em planejamento e inovação, em vontade política e em empreendedores”, disse o ex ministro, ao ressaltar a capacidade de gestão e compromisso do governador Renan Filho em Alagoas.

O secretário Christian Teixeira salientou que o Café com Planejamento ocorrerá, sistematicamente, uma vez por mês.

“Com isso, desejamos envolver as demais áreas que integram o governo, na formulação e execução de políticas governamentais, a fim de incentivar e promover discussões que possam contribuir para a transformação social e econômica do Estado de Alagoas”, afirmou o gestor de Planejamento.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate