Alagoas ganha Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais

Alagoas ganha Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais

Promover a acessibilidade na comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva e a sociedade de um modo em geral é o principal objetivo da Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais – Libras (CIL) – de Alagoas, inaugurada na tarde desta sexta-feira (21). A implantação da central é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e a Secretaria de Direitos Humanos da República.

A solenidade teve início com a interpretação em Libras do Hino Nacional, por Juliana Mafra, e a apresentação de crianças da Escola Cecília Meireles. A escola trabalha de forma inclusiva e há oito anos tem a Língua Brasileira de Sinais entre suas disciplinas.

Segundo o secretário de Estado de Comunicação, Ênio Lins, que representou o governador Renan Filho no evento, a orientação do chefe do Executivo é a proximidade e a interação, e somente através da inclusão é que se consegue colocar esse desejo em prática. O secretário informou que, atento a essa realidade, as próximas publicidades televisivas do governo vão ser realizadas também por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Para a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, a Central de Libras é a realização de um sonho que lhe acompanha desde sua atuação na Câmara Federal, quando apresentou emenda para a concretização da unidade em Alagoas.

Ela destacou a importância da Associação dos Surdos de Alagoas (Asal) e da Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), na busca pela implantação da central. “Eles são nossos parceiros na realização desse sonho que começou quando eu estava na Câmara Federal. Agradeço a confiança do governador Renan Filho, pois estar à frente da pasta possibilitou a retomada desse projeto”, afirmou.

A central funcionará na sede da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, disponibilizando intérpretes para acompanhar os usuários em atividades ligadas à saúde, cidadania e justiça.

Os surdos poderão realizar agendamento presencial, para que possam utilizar os serviços de um tradutor que e o acompanharão durante a necessidade agendada, a exemplo de consultas médicas e audiên­cias judiciais.

Para Izabel Alvim, surda e estudante de Pedagogia, poder contar com os serviços da central é motivo de felicidade. “A central vem facilitar a nossa vida. Nós enfrentamos muitas dificuldades. Eu mesma já passei por vários momentos assim, principalmente quando precisava de atendimento médico”, relatou Izabel.

Além de representantes de diversas entidades que atuam na defesa de direitos da pessoa com deficiência, da secretária Roseane Cavalcante e do secretário Ênio Lins, a solenidade contou com a presença da controladora geral do Estado, Clara Bulgarim , da primeira dama Renata Calheiros e da vereadora por Maceió Teresa Nelma.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate