‘O povo de Alagoas tem que ter orgulho do que está acontecendo aqui’

Palavras do ministro José Eduardo Cardozo durante entrega de ampliação do Presídio Santa Luzia
‘O povo de Alagoas tem que ter orgulho do que está acontecendo aqui’

O governador Renan Filho e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregaram, nesta quinta-feira, 20, a ampliação do Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió. São 210 novas vagas para as detentas. A ocasião consolidou a parceria entre os governos federal e estadual para o fortalecimento da segurança pública de Alagoas.

Antes da solenidade, o ministro concedeu uma entrevista coletiva à imprensa. Tratou sobre a superlotação dos presídios, os investimentos na segurança pública e destacou os resultados na redução da criminalidade em Alagoas.

Em resposta à repórter da TV Alagoas, Sabrina Scanoni, José Eduardo Cardozo foi enfático na sua avaliação sobre os números da violência no Estado. “O povo de Alagoas tem que ter orgulho do que está acontecendo aqui. Eu tenho certeza que ao continuar nessa linha, Alagoas vai ser um laboratório para todos os estados brasileiros e até para outros países”, afirmou o ministro.

Ele considera apresentar a experiência de Alagoas à Organização dos Estados Americanos (OEA). “Hoje, já nos pedem que boas práticas brasileiras, como a que acontece em Alagoas, sejam levadas para a OEA. E a minha ideia, inclusive, é colocarmos Alagoas para todos os estados da organização americana como sendo uma referência do bom trabalho de articulação”, revelou José Eduardo Cardozo.

Essas declarações foram feitas em meio ao anúncio de que há oito dias não há registro de homicídio em Maceió. Até o momento do discurso do ministro, final de tarde, nenhuma morte violenta havia sido verificada ao longo do dia em todo o Estado.

“Você tem na parte de segurança pública um resultado fantástico. Maceió que era uma das cidades mais violentas do país, quando eu assumi como ministro, e agora, em poucos meses de trabalho do governador, nós temos oito dias sem nenhum homicídio”, comemorou o ministro da Justiça.

Sobre a parceria entre os governos federal e de Alagoas, o ministro afirmou ao jornalista Marcos Rodrigues, pelo impresso Gazeta de Alagoas, que a relação é sólida. “É uma parceria institucional forte e posso dizer que estamos muito satisfeitos com aquilo que vem acontecendo aqui, com a gestão do governador Renan Filho. E, digo com muita lealdade, isso independe de qualquer situação do Congresso Nacional”, declarou o ministro.

Apesar da crise econômica no país, Cardozo garantiu que novos investimentos na segurança pública de Alagoas devem ser feitos pela União. “Evidente que nós vamos investir, evidente que nós vamos pegar o que temos para apoiar o estado de Alagoas. Essa gestão tem cortado na própria carne para aportar recursos na segurança”, falou o titular da Justiça.

O ministro ainda ressaltou, ao repórter Amorim Neto (TV Gazeta): “Alagoas tem dado um exemplo de gestão, de aplicação eficiente. Vamos ter planejamento, meta, indicadores. Alagoas tem feito isso, a nossa parceria com o Brasil mais Seguro é espetacular. Esse é o caminho. Temos pouco dinheiro, vamos aproveitar o pouco que temos”.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate