Comitê antecipa ações para minimizar efeitos da seca em Alagoas

Comitê antecipa ações para minimizar efeitos da seca em Alagoas

As medidas de prevenção aos efeitos da estiagem nos municípios do Semiárido alagoano foram o foco da primeira reunião ordinária do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizada nesta terça-feira (18), na sede da Defesa Civil Estadual, no Centro de Maceió.

O colegiado é formado por 13 integrantes e tem a função de articular as esferas de poder municipal, estadual e federal no sentido de minimizar os prejuízos, além de acompanhar, fiscalizar e avaliar a prestação de assistência às populações das áreas atingidas pela seca.

A necessidade de antecipação das ações foi destacada pelo presidente do comitê, o coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Pereira de Melo.

“A seca vai chegar e nós sabemos disso. Vamos elaborar os estudos e antecipar os fatos para oferecer condições para que o sertanejo possa conviver com a estiagem em condições dignas”, disse Melo.

Na reunião desta terça, os integrantes do comitê apresentaram as ações de combate à seca que já vem sendo executadas pelos órgãos que representam.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, levou ao conhecimento do grupo algumas reivindicações feitas por agricultores do Semiárido, bem como algumas medidas desenvolvidas pela pasta.

“Já estamos recebendo solicitações das cooperativas e associações para envio de cana ou bagaço de cana para alimentação dos animais. Essa é uma questão que preocupa o agricultor familiar, principalmente os pequenos produtores de leite, que dependem do seu pequeno rebanho para sobreviver. A perda de animais no período da estiagem é o que mais compromete a renda desses produtores”, alertou o secretário.

Por outro lado, Álvaro Vasconcelos lembrou que já foi feita a distribuição de sementes e em virtude disso está sendo aguardada uma safra de milho três vezes maior do que 2014.

“Isso vai ajudar muito o homem do Semiárido. Este é o momento de nos precavermos, de tomarmos as precauções necessárias para evitar prejuízos maiores. Queremos nos articular com a Defesa Civil, a Conab e os demais órgãos do Comitê para concentramos esforços”, concluiu Vasconcelos.

Além da Defesa Civil e da Secretaria da Agricultura, integram o Comitê representantes das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Infraestrutura (Seinfra), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) Conab, Fetag-AL, Ministério de Minas e Energia, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Codevasf.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate