Projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica reduzirá custos do setor varejista

Ferramenta será lançada em setembro e dispõe da emissão de documentos fiscais através de software online gratuito
Projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica reduzirá custos do setor varejista

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), lança, no dia 1º de setembro, o projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), iniciativa que beneficiará o setor varejista do estado com a transferência de todos os procedimentos realizados via Emissor de Cupom Fiscal (ECF) para um software online gratuito e integrado em tempo real ao sistema da Fazenda.

O lançamento do projeto em Alagoas é um passo importante para o aperfeiçoamento do varejo local, já que possibilitará ao setor a redução de custos, do tempo de atendimento ao consumidor, além da diminuição do uso do papel para emissão das notas fiscais e, consequentemente, contribuirá para o aumento das vendas.

A NFC-e já vem sendo implantada gradualmente em 14 estados brasileiros e permite às administrações tributárias estaduais maior controle e processamento de dados. O novo sistema também garante ao contribuinte melhor controle de despesas através do acesso online a todas as notas fiscais de compras realizadas mensalmente.

Como ressalta o secretário da Fazenda, George Santoro, o projeto tem peso importante já que altera e aprimora toda a forma de trabalho no varejo e interfere diretamente na rotina de compras dos consumidores.

“Muda o varejo, a visão, a forma da trabalhar. Substituiremos os equipamentos, que geram nas empresas custos relevantes, por um software gratuito que torna as transações mais rápidas, seguras e ainda elimina o uso do papel. O novo modelo simplifica o trabalho das empresas nas relações de compra e venda e ainda torna a gestão de informações pela Fazenda mais eficaz” explica Santoro.

Com o lançamento no dia 1º de setembro, a Sefaz apresentará calendário gradual de implantação da NFC-e em Alagoas. De acordo com o secretário, o software deve ser disponibilizado às empresas no mês de dezembro deste ano para que a partir de janeiro de 2016 o sistema possa ser utilizado em etapa piloto.

Para execução do projeto, a Secretaria da Fazenda está investindo em estrutura de tecnologia e segurança da informação, com banco de dados otimizado que garanta o sigilo das informações dos contribuintes e com capacidade para processar todo o novo volume de dados gerados em tempo real pela implantação da NFC-e.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate