Geração de resíduos: você também é responsável

Geração de resíduos: você também é responsável

Se você é indiferente com o lixo que gera, cuidado! O lixo pode se voltar contra você mesmo em forma de inundações, alagamentos e até proliferação de vetores que transmitem doenças e endemias. Além de fazer sua parte, ao oferecer os serviços de coleta domiciliar, limpeza das ruas, fiscalização e orientação à população, a Prefeitura de Maceió bate na tecla diariamente para que todos tenham mais consciência com os resíduos gerados – você já deve ter visto a campanha da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) com o repentista Jaçanã: https://www.youtube.com/watch?v=wY7C4NfmyTY.

Além de exemplo de educação, agir de modo correto com o manejo de resíduos representa responsabilidade social e, acima de tudo, um dever de todo o cidadão.

Se a primeira lição é não descartar resíduos inadequadamente, a segunda refere-se à separação e ao acondicionamento do lixo domiciliar. Está na lei. Mais precisamente, entre os artigos 10º e 22º do Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió.

O artigo 11º, por exemplo, explica que: “O lixo domiciliar destinado à coleta regular, será obrigatoriamente acondicionado em sacos plásticos, outras embalagens descartáveis permitidas, em recipientes e contenedores padronizados observando-se as normas técnicas específicas”. E mais, o parágrafo 1º determina que: “O munícipe deverá providenciar, por meios próprios os sacos plásticos, as embalagens, os recipientes e os contenedores referidos no artigo”.

E enquanto o parágrafo 2º orienta que “não poderão ser acondicionados com o lixo explosivos ou resíduos de materiais tóxicos em geral”, o artigo 12º estabelece que: “Antes do acondicionamento do lixo em sacos plásticos, os munícipes, deverão eliminar os líquidos e embrulhar convenientemente cacos de vidros, materiais contundentes e perfurantes e separar os materiais recicláveis”.

Garis: uma função nobre

A profissão do agente de limpeza geralmente é lembrada em duas ocasiões: no Dia do Gari, comemorado em 16 de maio, e quando há problemas na coleta ou na limpeza de uma rua. Em pleno exercício – que basicamente acontece todos os outros dias do ano –, a função parece sumir da nossa visão e, ainda mais grave, das nossas responsabilidades, que são compartilhadas justamente com aqueles que contribuem diretamente para vivermos num mundo melhor. Detalhe: eles ajudam limpando a nossa própria sujeira.

Não parece justo, principalmente, quando sabemos quanto é simples e fácil desempenharmos o nosso papel.Portanto, tenha atenção e cuidado ao descartar materiais que podem ferir o gari, sem esquecer que os chamados resíduos sólidos especiais – como lâmpadas fluorescentes, pilhas, pneus, baterias, resíduos hospitalares e materiais tóxicos, radioativos e explosivos em geral – não podem ser colocados junto ao lixo domiciliar. No site da Slum tem mais informações sobre os tipos de resíduos sólidos especiais e os endereços na capital para o descarte adequado:http://www.maceio.al.gov.br/slum/locais-de-descarte/

Ao acondicionar o lixo doméstico corretamente, o cidadão evita uma série de transtornos, inclusive para si próprio. Com a prática correta, a coleta se torna mais eficiente, as ruas permanecem limpas e o custo do município com a limpeza urbana diminui.

Ascom/Slum

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate