Instituto do Meio Ambiente divulga condições das praias na costa alagoana

Instituto do Meio Ambiente divulga condições das praias na costa alagoana

A lista das praias consideradas próprias e impróprias para banho pode ser verificada no relatório de balneabilidade apresentado, nesta sexta-feira (14), pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). No documento é possível verificar as condições dos 61 trechos analisados e conferir os 34 locais indicados para os banhistas.

O documento, produzido semanalmente pela equipe do Laboratório de Estudos Ambientais, segue o que determina a Resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As coletas foram realizadas nos dias 11 e 12, quando houve incidência de chuvas em toda a costa.

No Litoral Sul, entre os municípios de Marechal Deodoro e Piaçabuçu, foram verificados 19 trechos e 13 estão próprios para banho. Entre os locais que indicaram baixos índices de contaminação estão o Francês, Lagoa do Pau e Pontal do Coruripe.

Dentro de Maceió, entre os bairros do Pontal da Barra e Ipioca, apesar dos índices de contaminação terem caído, a classificação se repete semelhante às semanas anteriores. Foram realizadas coletas em 20 pontos e apenas cinco são indicadas aos banhistas, eles estão localizados na Guaxuma, Garça Torta, Pratagy, Mirante e Ipioca.

No Litoral Norte, as coletas foram realizadas em outros 22 trechos, entre Paripueira e Maragogi, e 16 deles são considerados próprios para banho. Entre as melhores praias estão: São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras e Porto da Rua.

A classificação quanto a própria e imprópria é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro as condições em 80% dos resultados encontrados em cinco amostras consecutivas, além do critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.


Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate