Uso da água do Canal do Sertão pode ser taxado, sugere Comitê Gestor

Uso da água do Canal do Sertão pode ser taxado, sugere Comitê Gestor

Membros do Comitê Gestor do Canal do Sertão se reuniram, na manhã desta quarta-feira (12), na Sala dos Conselhos, para discutir assuntos estratégicos do gerenciamento da obra. O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e também presidente do Comitê, Alexandre Ayres, apresentou um Termo de Referência que definirá a gestão do Canal do Sertão a partir de duas perspectivas.

As nuances apresentadas por Alexandre Ayres levam em conta a fixação de uma taxa de uso da água; e a segunda, uma instituição de modelo de gestão geral. Esse novo modelo incluirá manuais de operação, serviços de limpeza e vigilância.

Segundo o secretário, a fixação de uma taxa de uso para a água do Canal do Sertão contribuirá para o estabelecimento de parâmetros para futuros investidores, que devem se instalar próximo ao canal.

“O governo não vai cobrar, de forma efetiva, essa captação de água ao pequeno agricultor. Por isso, o governador Renan Filho já trabalha numa Lei, onde essa taxa de utilização será subsidiada”, diz Ayres.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos disse ainda que o documento apresentado hoje deve sofrer vários alterações, de acordo com a demanda de cada membro presente na reunião.

“Esse primeiro contato com o termo que está sendo proposto é justamente para isso, até porque o Canal do Sertão é uma obra gerenciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, mas antes de tudo envolve outras secretarias”, informou o secretário estadual.

De acordo com o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Alzir Lima, o Termo de Referência deve auxiliar as entidades da sociedade civil.

“A população precisa entender a importância da obra, não só pelo contexto de estrutura – que a Seinfra trabalha – mas sim pelo desenvolvimento social da região em que ela está inserida”, frisou Alzir Lima.

Representantes da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) também discutiram, durante a reunião, futuros investimentos. A Desenvolve potencializará a região a partir de créditos e planejamentos em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa).

Audiências Públicas

No próximo mês, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realizará 12 audiências públicas para ouvir a sociedade civil e ajustar as medidas do Termo de Referência de acordo com as demandas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate