Prefeitura busca apoio da bancada federal para projetos

Prefeitura busca apoio da bancada federal para projetos

A Prefeitura de Maceió já iniciou o planejamento das ações que deverão ser executadas pelos órgãos municipais durante o próximo ano. Para garantir recursos provenientes do Governo Federal, o prefeito Rui Palmeira e gestores de diversas secretarias ampliaram a mobilização em prol dos projetos e se reuniram com a bancada federal, nesta segunda-feira (10), para apresentar propostas às emendas parlamentares que deverão ser incluídas no Orçamento Geral da União de 2016. Ao todo, foram 40 projetos que propõe melhorias para a capital.

Na avaliação do prefeito Rui Palmeira, o encontro foi positivo, já que, a partir de agora, os deputados têm conhecimento das prioridades do Município e poderão contribuir destinando recursos de emendas e ações propostas pela gestão. O prefeito explicou que os projetos apresentados à bancada beneficiam todas as regiões de Maceió, com propostas em infraestrutura, mobilidade urbana, esporte e lazer, além de ações de inclusão social e geração de emprego e renda.

“Foi uma reunião importante para que pudéssemos apresentar os projetos e as prioridades da Prefeitura para o próximo ano. Neste momento difícil que o Brasil vive, todo apoio para conseguir investimentos é bem-vindo e necessário. Colocamos para a bancada federal cerca de 40 projetos estruturantes, alguns com valores maiores e outros menores, e temos esperança de conseguir novos investimentos. Esperamos trazer mais recursos federais para Maceió no próximo ano e esse apoio da bancada é fundamental”, disse Rui Palmeira.

A apresentação dos projetos foi iniciada pelo prefeito, que destacou a iniciativa do coordenador da bancada, o deputado federal Ronaldo Lessa, em reunir os parlamentares e agradeceu o apoio. As propostas foram detalhadas pelo secretário municipal de Planejamento, Manoel Messias. “Foi uma reunião importantíssima porque aproximou ainda mais a gestão Rui Palmeira da bancada federal no sentido de apresentar um conjunto amplo de propostas e ações que podem beneficiar a cidade como um todo”, comentou o gestor.

Ronaldo Lessa enfatizou que o objetivo da bancada é unir esforços para a disponibilização de recursos a projetos, afirmando que a reunião foi proposta para ampliar a integração com a Prefeitura para garantir a realização das ações apresentadas durante o encontro com recursos de emendas. “A nossa capital é responsabilidade de todos e é por isso que estamos reunidos. Todos devem estar envolvidos e vamos trabalhar no sentido de contribuir e responder às necessidades em resposta à confiança outorgada pelo povo”, disse o coordenador.

Em relação às emendas, o deputado Givaldo Carimbão explicou que cada parlamentar tem R$ 15 milhões por ano. “Esse é o valor anual, fora os recursos extras que a gente pode trazer, por isso é importante que o prefeito e os secretários apresentem os pleitos. Conhecemos hoje as propostas do Município e agora faremos as análises, para depois destinar recursos por meio de emendas”, afirmou.

A parceria entre o Executivo Municipal e os parlamentares foi destacada pelo deputado federal Pedro Vilela. “É fundamental que a gente trabalhe de forma articulada, unida e organizada já que somos uma bancada consideravelmente pequena, de nove deputados no meio de 313, e três senadores entre 81. É importante priorizar projetos e, assim, buscar recursos. Essa interlocução permanente dos secretários e do próprio prefeito com a bancada federal é importante para que possamos enfrentar esse momento de dificuldade que o Brasil vive, mas temos trabalhado para buscar soluções”, afirmou.

O deputado Marx Beltrão comentou que já esteve com Rui Palmeira e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em duas ocasiões onde o prefeito apresentou projetos de mobilidade e de saneamento. “O ministro assumiu o compromisso de auxiliar nesse sentido. Espero, como deputado, continuar atuando na interlocução da Prefeitura junto com o governo federal e apresentar emendas para a capital”, contou o parlamentar.

Durante a reunião, Maurício Quintella destacou o apoio dos deputados federais à gestão. “Já temos ajudado a Prefeitura, a administração já conta com o apoio da bancada. Essa reunião é importante para que possamos tomar conhecimento do que já tem sido feito e do planejamento do que pode ser feito daqui para frente. Faremos o possível para viabilizar projetos, recursos e empréstimos que Maceió precisa”, disse.

Também participaram do encontro com o prefeito os deputados federais João Henrique Caldas e Arthur Lira. Entre os secretários municipais, estiveram presentes os gestores da Saúde, Sylvana Medeiros; de Turismo, Jair Galvão; de Habitação, Mac Lira; da Educação; Ana Dayse Dórea; de Trabalho, Solange Jurema; de Segurança e Cidadania, Mônica Suruagy; de Transporte e Trânsito, Tácio Melo; Saneamento Básico, Leonardo Novaes; de Infraestrutura, Roberto Fernandes; de Iluminação e Energia, Ib Brêda; de Lazer e Esporte, Antônio Moura; do Meio Ambiente, David Maia; de Administração, Fellipe Mamede; e de Finanças, Gustavo Novaes.

Projetos

De acordo com os projetos apresentados à bancada, a mobilidade urbana será contemplada com a criação de novos corredores exclusivos para ônibus para as avenidas comendador Gustavo Paiva, no Poço, Comendador Calaça, e Rua Barão de Atalaia, no Centro. Também foi apresentado o projeto que prevê a construção de uma ciclovia e uma pista de Cooper de 3,2 quilômetros de extensão, na BR 104, entre o Conjunto Eustáquio Gomes e a rotatória da Polícia Rodoviária Federal.

Ainda em mobilidade, a Prefeitura também apresentou a proposta de construção da via que vai interligar os bairros Santo Amaro e Chã da Jaqueira, que vai se chamar Avenida Topógrafo Hermes Melo, além de outra avenida que vai interligar os conjuntos residenciais do bairro Cidade Universitária, Graciliano Ramos e Benedito Bentes.

Outro benefício proposto pelo Município foi a reurbanização e requalificação da Praia da Sereia, no Litoral Norte, e também projetos de construção de dois corredores culturais nos conjuntos Benedito Bentes 1 e 2.

Sobre os espaços públicos, a bancada federal conheceu as propostas para a recuperação da Praça Lions, na Pajuçara; da Praça do Skate, na Ponta Verde, além das Praças Dom Pedro II, Sinimbú e Montepio dos Artistas, no Centro. O projeto de revitalização do Conjunto Colina dos Eucaliptos, no Tabuleiro, também está entre as propostas apresentadas.

Em relação à segurança comunitária, a Prefeitura propôs a implantação do Núcleo de Justiça Comunitária na região Norte de Maceió, além de um núcleo de pesquisa para a Guarda Municipal. Já em relação à cultura, estão os projetos para instalação de corredores culturais no Benedito Bentes, a realização do o São João de Maceió 2016 e o Festival Bumba Meu Boi. Também foi colocada a proposta de requalificação da Feirinha do Tabuleiro, bem como a recuperação de quadras poliesportivas localizadas em várias regiões de Maceió.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate