Sesau disponibiliza projeto do Plano Estadual de Oncologia para consulta pública

Além da prevenção e diagnóstico, projeto contempla o tratamento integral aos usuários do SUS
Sesau disponibiliza projeto do Plano Estadual de Oncologia para consulta pública

Para Alagoas deixar de ostentar o título de único estado brasileiro que não dispõe de um Plano Estadual de Oncologia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está elaborando um projeto que prevê ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos a pacientes com câncer. Já apresentado para os secretários municipais de saúde, durante a última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o protótipo está à disposição para consulta pública dos alagoanos até a próxima quarta-feira (12).

De forma democrática, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão acessar o portal www.saude.al.gov.br e clicar na coluna avisos, onde será possível baixar e ler o esboço do projeto. Caso tenha interesse em fazer alguma sugestão, será possível enviá-la para o email: heloisa.bandini@saude.al.gov.br. Após este processo, o plano passará por uma formatação final e será levado para apreciação durante a próxima reunião ordinária da CIB, em data ainda a ser definida.

“Estamos trabalhando para que os mais de 1.350 alagoanos que, anualmente, são acometidos por uma das formas do câncer, venham a ter atenção integral. Um plano desta magnitude deve ser construído por técnicos do SUS, mas é imprescindível a participação popular, a real interessada em contar com serviços oncológicos eficientes, ágeis e humanizados”, salientou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Ainda de acordo com a gestora da Sesau, o projeto do Plano Estadual de Oncologia foi elaborado em consonância com a Portaria 140 do Ministério da Saúde, de 27 de fevereiro de 2014. A portaria especifica o número de procedimentos a serem realizados mensalmente pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons).

Por estar baseado na Portaria 140 do Ministério da Saúde, o projeto do Plano Estadual de Oncologia prevê que os estabelecimentos de saúde realizem, mensalmente, 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica. “Por meio da implantação do plano, iremos cobrar o cumprimento destas metas”, ressaltou Rozangela Wyszomirska, ao evidenciar que o projeto já tem o aval do Ministério da Saúde.

Diretrizes

O Plano Estadual de Oncologia tem como intuito assegurar que os cinco hospitais alagoanos habilitados como Cacons ou Unacons – Santa Casa de Maceió e os Hospital Universitário, do Açúcar, Afra Barbosa e Chama – garantam o atendimento integral aos portadores de câncer. Ele prevê ações voltadas à prevenção e diagnóstico, contemplando, inclusive, a realização de procedimentos cirúrgicos, radiológicos, quimioterápicos e de cuidados paliativos, no quesito tratamento.

Segundo está especificado no protótipo disponibilizado para consulta pública, também está prevista a implantação de Serviços de Diagnóstico e Rastreamento da Mama e Serviços de Diagnóstico e Rastreamento do Colo do Útero, que deverão funcionar em São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Arapiraca e Maceió. “Assim estaremos cumprindo mais um pilar da gestão Renan Filho, que é regionalizar os serviços de saúde”, evidenciou Rozangela Wyszomirska.


Ascom Sesau

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate