Na ‘pindaíba’, prefeitos cobram promessas e dinheiro do governo federal

Na ‘pindaíba’, prefeitos cobram promessas e dinheiro do governo federal

Para enfrentar a crise, prefeitos de todo o país decidiram fazer o que qualquer cidadão faz: protestar. Para cobrar promessas não cumpridas pelo governo federal, eles decidiram “chamar a atenção”.

Mais de 500 prefeitos municipais marcharam, nesta quarta-feira, 5,  em frente ao Palácio do Planalto e em torno do Congresso Nacional para pedir “Dignidade e respeito à autonomia municipal”.

O que eles querem mesmo é mais recursos para enfrentar as dificuldades que afetam, especificamente, o caixa dos municípios.

A maior queixa dos prefeitos é o não cumprimento da “palavra” do governo federal em relação ao repasse extra do Fundo Participação dos Municípios (FPM). Era esperado 0,5% da arrecadação sobre 12 meses e a transferência foi apenas sobre seis meses. Dos R$ 1,9 bilhão, que deveriam ser repassados, apenas R$ 950 milhões foram creditados.

O presidente da AMA , Marcelo Beltrão , diz todos têm uma realidade diferente para administrar: “não se pode aceitar que o governo federal saiba do problema, prometa a ajuda e na hora do repasse não honre o compromisso firmado. É preciso que a população saiba que quando a arrecadação encolhe é ela a maior prejudicada”, desabafa.

Versão oficial

A Associação dos Municípios de Alagoas  registrou o protesto em sua página. Veja aqui o texto:

http://www.ama.al.org.br/2015/08/prefeitos-voltam-brasilia-para-exigir-fpm-que-governo-nao-repassou/

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate