Empresários conhecem produtos de agricultores dos APLs

Degustação ocorreu na tarde de ontem (05), no Restaurante Bodega do Sertão
Empresários conhecem produtos de agricultores dos APLs

Empresários que integram a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) conheceram, na tarde de ontem (05), alguns dos principais produtos de atividades agrícolas dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Alagoas. O momento de degustação, realizado no Restaurante Bodega do Sertão, teve o objetivo de articular a inclusão dos produtos na atividade turística local, através das redes de bares e restaurantes do estado.

“Estamos em um momento inicial, que deverá render futuras parcerias. Temos uma carência significativa de qualidade dos produtos locais, e isso nos leva a comprar de fornecedores vindos de fora do estado. Por isso, é de suma importância conhecer uma produção local de qualidade e de mais fácil acesso”, explica Vega Vergetti, diretora executiva da Abrasel.

Na ocasião, o APL de Fruticultura do Vale do Mundaú apresentou suas principais produções: suco de laranja mista, produzido pela Cooperativa dos Plantadores de Laranja Lima (Cooplal), de Santana do Mundaú, e frutas desidratadas, destacando a capacidade de comercialização das mercadorias.

Para a gestora do arranjo, Valdelane Tenório, a possível parceria com os empresários garante, diretamente, o desenvolvimento econômico dos produtores de agricultura familiar, além de facilitar o acesso da população a alimentos saudáveis e de qualidade.

“Esse é um momento muito esperado por nós, que fazemos o APL Fruticultura do Vale do Mundaú, por representar a oportunidade de inserção em um novo mercado. Já comercializamos para supermercados, e agora pretendemos alcançar as redes de estabelecimentos, como uma parceria de benefícios para ambas as partes, por incentivar o consumo saudável dos clientes e garantir o sustento dos produtores do campo”, ressalta Valdelane.

Com lugar garantido na culinária alagoana, a tradicional goma de tapioca representa uma das principais apostas do APL Mandioca no Agreste. Para a degustação dos empresários, foram selecionadas as principais farinhas utilizadas na produção do prato, produzidas no município de Arapiraca.

Após a degustação, os empresários se mostraram animados com a possibilidade de incluir mais um item local em seus estabelecimentos comerciais.

“Eu trabalho com um cardápio regional e isso é, sem dúvidas, mais um atrativo para o público consumidor. Na atividade turística, por exemplo, é necessário oferecer uma experiência completa para os visitantes, e isso inclui uma gastronomia que fale do destino, por si só”, afirma Thiago Falcão, proprietário do restaurante Mestre Cuca.

Dentro da ação de inclusão dos APLs na atividade turística de Alagoas, devem ser apresentados, posteriormente, os arranjos de Ovinocaprinocultura no Sertão e Piscicultura Delta do São Francisco.

O Programa de Arranjos Produtivos Locais é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas.


Ascom Sedetur

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate