Veterinários da Adeal participam de treinamento sobre Influenza aviária

Órgão fará inquérito soroepidemiológico promovido pelo Ministério da Agricultura
Veterinários da Adeal participam de treinamento sobre Influenza aviária

A exemplo dos demais Estados da federação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará em Alagoas um inquérito soroepidemiológico para verificar a circulação do vírus da new castle e influenza aviária.

A sorologia é uma das etapas do Sistema de Vigilância Brasileira para Avicultura e habilita o país a conquistar novos mercados que exigem a certificação de sanidade das aves.

Para a realização do inquérito, veterinários das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da Adeal participam esta semana de um treinamento teórico realizado pelo Mapa, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal).

“A finalidade da sorologia é conhecer a situação epidemiológica do plantel industrial. Não será feita a avaliação no rebanho de subexistência”, afirmou Sonia Lages, fiscal federal agropecuária da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL).

A expectativa do Ministério da Agricultura é que o trabalho de campo seja iniciado no próximo mês de setembro. Em Alagoas, a sorologia será realizada em 20 avícolas que foram escolhidas por meio de sorteio realizado pelo próprio Mapa com base no cadastro de dados do órgão.

“Já a parte prática do treinamento com os veterinários da Adeal deverá ser realizada ainda na primeira quinzena deste mês de agosto”, declarou o diretor técnico do órgão de defesa alagoano, Ironaldo Monteiro.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a influenza aviária nunca foi detectada no Brasil, sendo considerada uma doença exótica em todo o território nacional, o que coloca o país em uma condição privilegiada perante grandes produtores mundiais.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate