Concluída etapa de leitura conceitual para o Plano de Mobilidade de Maceió

Concluída etapa de leitura conceitual para o Plano de Mobilidade de Maceió

A terceira e última reunião da fase de leitura conceitual para o Plano de Mobilidade de Maceió apresentou projetos por parte da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). O encontro foi realizado na terça-feira (4) na Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

A reunião também contou com a presença da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A fase de leitura técnica foi essencial para a visualização das propostas dos órgãos – considerando as três esferas governamentais -, a fim de se ter um panorama atualizado dos projetos de desenvolvimento urbano, bem como um alinhamento de encargos por parte de cada órgão participante, visando a compatibilização de projetos, uma vez que todos eles discorrem sobre mesma temática.

Para Andreia Estevam, secretária-adjunta de Planejamento da Setrand, é importante conhecer as ações de mobilidade urbana planejadas por todos os órgãos que tratam da temática no horizonte de 26 anos.

“Com a apresentação dos projetos da Sempla, conhecemos os projetos e concluímos o ciclo de reuniões com todas as entidades envolvidas: Setrand, Sempla, SMTT e CBTU. A próxima etapa é fechar os cenários do Plano, aprová-lo na Caixa Econômica e, em seguida, levá-lo para audiência pública”, disse Andreia.

Com o diagnóstico levantado a partir desses encontros, o consórcio Encibra/Sistran/HighTech, encarregado pelo projeto do VLT e pelo Plano Diretor da Grande Maceió, irá compilar o material apresentado nas três reuniões técnicas de alinhamento e incluí-lo no produto final, que contará cenários futuros de mobilidade urbana para a capital e será apresentado à população até o final deste ano.

Etapas

O processo para a elaboração do plano é composto por quatro etapas. A etapa um é caracterizada pela montagem do banco de dados resultante da Pesquisa de Origem e Destino (OD), com dados detalhados acerca da caracterização dos habitantes da região metropolitana de Maceió, quanto ao seu grau de instrução, renda, condição de moradia, gênero, idade e atividade declarada.

A etapa dois consiste no diagnóstico dos projetos apresentados pelos dos órgãos que lidam com a temática da mobilidade urbana no Estado.

Já a etapa três se traduz em propostas sugeridas por uma simulação de rede computacional – modelo canadense EMME.

Por fim, a etapa quatro diz respeito ao lançamento das propostas e diretrizes através do Plano de Mobilidade em si.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate