Renan Filho aponta eixos fundamentais para a educação

Renan Filho aponta eixos fundamentais para a educação

Numa análise sobre 76 países, o Brasil ficou na 60ª posição no ranking mundial de educação – numa pesquisa divulgada, este ano, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Há muito o que se caminhar nessa área. E esses novos rumos estão sendo discutidos na reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), que acontece até quinta-feira, 6, em Alagoas.

A abertura foi realizada nesta segunda-feira, 3, no Hotel Jatiúca, em Maceió. O governador Renan Filho participou da solenidade. “Eu tenho a convicção que o conselho pode ajudar bastante o Estado. Na oportunidade, entre outros temas, nós vamos apresentar a importância do avanço da escola de tempo integral no âmbito estadual”, declarou Renan Filho.

O governador apontou outros temas fundamentais para a educação. “É importante a educação começar com qualidade na base. Portanto, mesmo não sendo responsabilidade do Estado, pedirei a liberação dos recursos para a continuidade das obras das creches que, em muitas cidades de Alagoas, estão paralisadas. Outro ponto importante é a expansão do Instituto Federal de Alagoas”, disse Renan Filho.

O presidente do CNE, Gilberto Garcia, explicou a finalidade da comissão, que dá continuidade a um ciclo de visitas aos estados nordestinos. “Estamos num amplo diálogo com a comunidade educacional local e regional sobre questões da educação brasileira. O fundamento é a construção do sistema nacional da educação”, apontou Gilberto Garcia.

O Ministério da Educação, na oportunidade, foi representado pelo chefe da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Paulo Nassif, e pela ministra Nilma Lino, dirigente da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial.

Em discurso, Paulo Nassif e Nilma Lino fizeram referência a Zumbi dos Palmares. “Tenho uma responsabilidade sobre a luta pela promoção da igualdade racial. Com reconhecimento, justiça e desenvolvimento, assim, democracia, igualdade e equidade caminharão juntas e nós construiremos um país forte. Nós somos fortes e Zumbi dos Palmares nos dá força”, declarou a ministra.

Sobre o evento, Nilma Lino afirmou que o momento é especial para que a população possa conhecer os conselheiros e contribuir com o processo. “Temos um ano do Plano Nacional de Educação e quem participou da luta pela construção sabe dos desafios que ultrapassamos até que o plano pudesse ser aprovado. Hoje, temos uma lei que orienta a nossa educação nacional”, contou.

As discussões do conselho seguem até quinta-feira no Hotel Jatiúca. A reunião conta com a parceria do Governo de Alagoas.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate