Terceiro na disputa pelo governo, ‘filho da verdudeira’ deixa PDSB

Terceiro na disputa pelo governo, ‘filho da verdudeira’ deixa PDSB

Com 7,92 % ou 101.757 votos na disputa pelo governo nas eleições de 2014, o ‘filho da verdureira’ está  de malas prontas para deixar a o ninho tucano.

Vereador do PSDB de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar deu entrada na Justiça Eleitoral ao processo em que pede o reconhecimento da Justa Causa para se desfiliar do partido, sem risco de perda do mandato.

“Está na justiça. Correu algumas etapas e aguardo agora julgamento”, adianta Júlio que foi candidato a governador em 2016 para defender o “legado” de Téo Vilela. O ex-governador sinalizou que não vai criar obstáculos: “Tenho conversado com ele, que entende e conhece minha incomoda situação no diretório municipal. Téo garantiu que preservará o meu mandato”.

Pré-candidato a prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio rompeu com o grupo do atual prefeito, James Ribeiro e Val Gaia, ambos do PSDB. Ele tem convite de várias legendas, mas faz segredo: “Assim que o processo estiver concluído, anuncio minha decisão”, pondera.

Júlio corre risco de repetir erro de Cícero Almeida

O maior problema de Júlio Cezar hoje não é deixar o PSDB, mas encontrar um partido para se filiar que Renan Calheiros não possa chamar de seu. O presidente do Congresso Nacional comanda hoje não só o PMDB, mas tem controle de pelo menos outras 20 legendas no Estado.

Como James Ribeiro e Val Gaia, embora sejam tucanos, batam continências para o senador peemedebista, o ‘filho da verdureira’ terá de agir com cautela para não cometer o mesmo erro de Cícero Almeida, que perdeu a oportunidade de se filar, no passado em legendas independentes. Hoje, Almeida embora tenha boa pontuação nas pesquisas enfrenta dificuldades para encontrar um partido que lhe assegure a legenda para enfrentar Rui Palmeira em 2016.

Poucos partidos estão fora da zona de influência de Renan Calheiros. É o caso do Solidariedade de João Caldas, do PR, de Maurício Quintella e do PP de Benedito de Lira.

O PTB de Collor, o PDT de Ronaldo Lessa, o PT de Paulão e o PROS de Givaldo Carimbão tem vida própria, mas é claro que por conta da aliança que estes partidos tem com o governo de Renan Filho, devem dar preferência as alianças eleitorais com partidos da base aliada.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate