Governo do Estado anuncia parceria para chamada pública em Alagoas

Governo do Estado anuncia parceria para chamada pública em Alagoas

O governo de Alagoas e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciaram nesta sexta-feira (31) uma parceria para realização de chamadas públicas para a merenda escolar, que beneficiarão agricultores familiares no Estado. O projeto foi divulgado durante o I Seminário Estadual de Redes de Comercialização Institucional, realizado pela Unicafs Alagoas, no Polo Agroalimentar de Arapiraca.

De acordo com o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, a ideia é que a Conab possa utilizar 30% dos recursos destinados para a merenda escolar para a compra dos produtos da agricultura familiar no Estado.

“Nós temos uma descentralização da compra da merenda escolar, então cada escola realiza a compra. Com o projeto apresentado, esperamos que a gente consiga fortalecer os agricultores familiares de Alagoas. Estmos começando com 30%, mas a meta é ampliar. A ideia é que todas as compras institucionais tenham a participação da agricultura familiar”, explicou o vice-governador, que também pediu auxílio das representantes do Ministério do Desenvolvimento Socia, Hétel Santos, e da Conab, Kelma dos Santos Cruz, para intermediar em Brasília que o projeto seja aprovado.

Para o presidente da Unicafes Alagoas, João dos Santos, é um novo momento para os agricultores familiares. “Nosso governador assumiu um compromisso e temos o sinal positivo para a compra de 30% da merenda escolar de produtos da agricultura familiar”, acrescentou João dos Santos.

O superintendete da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo, acrescentou que produtos para uma chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) não irão faltar: “Nós estamos cada vez mais organizados aqui no Estado. E esse trabalho é de várias mãos”.

Modelo Nacional

O município de Viçosa foi citado como modelo para todo o Brasil para chamadas públicas do PNAE pela representante do MDS, Hétel Santos. A prefeitura tem comprado 70% dos produtos da agricultura familiar destinaos à merenda escolar.

“Precisamos entender que o forte do desenvolvimento econômico de Alagoas é investindo na agricultura familiar”, destacou o vice-governador, Luciano Barbosa.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate