Governador assegura apoio de Dilma Rousseff para Alagoas

Governador assegura apoio de Dilma Rousseff para Alagoas

O apoio recíproco. Essa foi a marca do encontro da presidente Dilma Roussef com os governadores de todas as regiões do país, na quinta-feira (30), em Brasília. A avaliação é do governador Renan Filho, que tratou sobre a reunião, durante a entrega de motocicletas, nesta sexta-feira (31), na Base Comunitária de Segurança do bairro do Jacintinho, na capital.

“Fomos lá precisando que o governo federal ajude mais e o governo federal também pediu ajuda. Mas nós precisamos muito que o governo federal cumpra o seu papel. Faça o ajuste fiscal, mas apresente para o Brasil qual será o caminho onde nós vamos chegar”, apontou Renan Filho.

O governador revelou ainda os pleitos apresentados a Dilma Rousseff. “Solicitei a presidente que visse com bons olhos as demandas dos estados – o Programa Minha Casa Minha Vida, a oportunidade dos estados terem empréstimo, a continuidade das obras hídricas”, enumerou.

De acordo com Renan Filho, Dilma Rousseff colocou-se à disposição para ajudar; “mas nós esperamos que tudo isso venha num curto prazo, na velocidade que o povo quer”, nas palavras dele.

Renan Filho disse também que os governadores demonstraram apoio à governabilidade e o respeito às regras democráticas. “Nós solicitamos mais reuniões como essa porque o Brasil é uma federação e para governar uma federação é preciso ouvir e discutir os problemas, buscar a solução de forma conjunta. Por isso, a reunião foi positiva”, ponderou o chefe do Executivo de Alagoas.

Pautas específicas

Além do encontro com a presidente, o governador esteve, na quinta, em três ministérios (Aviação Civil, Transportes e Assuntos Estratégicos). “No Ministério da Aviação, tratamos do aeroporto de Maragogi. O ministro Eliseu Padilha foi muito solícito. Especificamente nessa área, o governo federal tem um fundo para a construção e a modernização de aeroportos. Nós estamos trabalhando para acessar esses recursos”, disse Renan Filho.

No Ministério dos Transportes, Renan Filho sugeriu, em conversa com o ministro Antonio Carlos Rodrigues, a permuta de um recurso que o governo federal solicita a devolução de uma obra realizada no governo passado.

“Eu passei para o ministro [Antonio Carlos Rodrigues] que a ideia do Estado é judicializar essa questão. É não devolver o recurso. Mas caso haja garantia de um outro convênio para uma nova obra, podemos discutir isso. Ele recebeu com bons olhos. Eu não quero anunciar a obra, mas se for executada, trará grandes benefícios para a capital”, revelou.
Com o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), a pauta foi sobre o Canal do Sertão e possibilidades de desenvolvimento para o Nordeste.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate