Prefeitura retira lama e lixo do Riacho do Salgadinho

Prefeitura retira lama e lixo do Riacho do Salgadinho

A Prefeitura de Maceió não mede esforços para minimizar os impactos provocados pelo descarte inadequado de resíduos no Riacho do Salgadinho. Na manhã dessa quarta-feira (29), uma equipe com 14 agentes, caçambas e uma máquina retro-escavadeira a serviço da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) continuou o serviço de remoção de lama e lixo iniciado na manhã do dia anterior.

Além de remover parte dos resíduos – como sempre havia de tudo: de sofás e televisores a pneus e material plástico –, a operação também promoveu o desassoreamento de trechos do riacho tomados por terra e lama.

“É uma medida necessária para melhorar o fluxo do riacho”, explica Pablo Ângelo de Almeida, diretor de operações da Slum. “Devido ao assoreamento os resíduos ficam encalhados nos bancos de areia existentes no leito do Salgadinho. Com a ação dessa semana, esperamos melhorar o escoamento”, apontou.

Por outro lado, a lama retirada não pode ser transportada imediatamente para o Aterro Sanitário de Maceió. Além de se configurar crime ambiental, o vazamento da lama durante o transporte pode provocar outros problemas. Por isso, faz-se necessário esperar o prazo de, pelo menos, 24 horas para que a carga seja enviada para a destinação final correta.

Capinação e remoção de entulho

Como se não bastasse o descarte inadequado no leito do Salgadinho e de seus afluentes, a Slum identificou a formação de pontos de lixo no passeio público que margeia a Avenida Humberto Mendes, a mesma que percorre a extensão do Salgadinho até a praia.

“Nós também estamos retirando o lixo descartado no passeio público das duas margens da Avenida Humberto Mendes. Infelizmente, devido à ação de carroceiros e até da própria população local, está havendo a formação de pontos de lixo na região. Vamos enviar agentes de fiscalização para tentar minimizar o problema”, assegurou superintendente da Slum.

Além disso, uma parte dos agentes de limpeza realiza a capinação do mato crescido, a desobstrução de linhas d’água e a pintura do meio-fio na via que margeia o riacho.

Ascom Slum

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate