SMTT orienta sobre travessia para prevenir atropelamentos

SMTT orienta sobre travessia para prevenir atropelamentos

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta a população para prevenir a ocorrência de atropelamentos envolvendo veículos e pedestres, principalmente nas ruas e avenidas mais movimentadas de Maceió. O problema tem como causa principal a imprudência, ora do condutor do veículo, que não está atento ao movimento das vias e trafega com velocidade excessiva, ora do pedestre, que não toma os devidos cuidados para a correta travessia.

SMTT FAIXA PEDESTRE DONA CONSTANÇA

Dois acidentes ocorridos na manhã de terça-feira (28), envolvendo pedestres, chamaram a atenção. Na Avenida Fernandes Lima, um motociclista atropelou uma mulher que tentava atravessar a via fora da faixa de pedestre. A outra ocorrência, na Av. Durval de Goés Monteiro, também envolveu um motociclista. A vítima do atropelamento deixou de utilizar a passarela do Canaã, recém-reformada pela Prefeitura, e se arriscou atravessando a pista.

Tantos cados de imprudência alertaram a SMTT a orientar a população com dicas importantes para que essas ocorrências sejam evitadas. De acordo com a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, é necessário que o pedestre utilize passarelas e as faixas destinadas a ele. “Para realizar uma travessia segura, é de extrema importância que o pedestre verifique se os veículos estão realmente parados ou distantes, para depois atravessar sempre em linha reta, com bastante calma e atenção”, explicou.

Para ter ainda mais segurança, o pedestre precisa agir com prudência, evitando atitudes irregulares, como a travessia em diagonal, não esperar que o veículo pare e o mais grave, atravessar quando o semáforo ainda está aberto em congestionamentos.

Ainda segundo Juliana, o cuidado deve ser redobrado quando o adulto estiver acompanhado de uma criança. “Na travessia com criança, o adulto responsável deverá segurá-la pelo pulso, que dá mais firmeza e evita o risco de escorregar”, assegura a educadora.

Ações educativas

“Qualquer ação que promovemos, seja nas escolas, nas empresas ou nas ruas, fazemos questão de envolver o pedestre. A educação entende são a parte mais frágil e com prioridade no trânsito, uma vez que antes de condutores de veículos, todo mundo é pedestre”, explica a diretora.

Durante todo o ano, a equipe de Educação de Trânsito do órgão realiza ações educativas de orientação e conscientização. Todas elas, relacionadas aos pedestres e também ao dia a dia no trânsito.

Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate