Luiz Dantas promete abrir ‘caixa preta’ no novo Portal da ALE

Luiz Dantas promete abrir ‘caixa preta’ no novo Portal da  ALE

A Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira pela manhã o lançamento do novo portal da Assembleia Legislativa. Desenvolvido com apoio do Senado Federal, a nova ferramenta traz informações completas sobre a atividade legislativa e de transparência.

“Vamos mostrar tudo. Não temos nada a  esconder”, resume o presidente da  ALE, Luiz Dantas.

De fato a área de transparência do novo portal tem informações completas, com relação de servidores, remuneração de cargos e relaciona todas as receitas e despesas.

Com o novo portal, será possível acompanhar se a ALE vem pagando,além de salários suas obrigações, incluindo os valores devidos ao  INSS. Os pagamentos para a Previdência Social passam, hoje, de R$ 1,5 milhão por mês. Parte deste pagamento é relativo a dívida deixada pela gestão anterior. As dívidas acumuladas com o INSS passam segundo levantamento mais recente, dos R$ 48 milhões.

Na prática, a ALE vai abrir a ‘caixa preta’ do Legislativo ao publicar informações completas  sobre como são gastos os recursos da Casa. Será possível ver a prestação de contas da verba de gabinete ou relação de assessores de cada um dos 27 deputados.

Outra inovação é que o novo portal terá informações completa sobre tramitação de processos e de projetos de lei na Casa, além do registro proposições, discursos e do voto de cada deputado.

Para o cidadão, ficará mais fácil acompanhar a atuação dos deputados.

Versão oficial

A assessoria de comunicação da ALE distribuiu texto sobre o lançamento do novo portal. Veja:

Luiz Dantas anuncia o lançamento do novo Portal de Informação do Legislativo

O lançamento do novo Portal de Informação da Assembleia Legislativa vai ocorrer na manhã desta terça-feira, às 10 horas, no auditório da Casa. A confirmação da entrada em operação do novo Portal é do presidente Luiz Dantas.

“É mais uma etapa de todo um trabalho que vem sendo executado pela Mesa Diretora para restabelecer a normalidade funcional do Parlamento, com transparência e modernização do processo legislativo”, disse o presidente, que está convidando a imprensa para acompanhar o início do funcionamento da ferramenta e receber esclarecimentos técnicos do diretor de Tecnologia da Informação da Assembleia, William Giuliano.

Em nome da Mesa Diretora, o presidente destaca o trabalho em equipe e a parceria firmada com o Senado Federal, que possibilitou a reativação do Programa Interlegis.

A construção do novo Portal de Informação envolveu diversos setores do Legislativo, como as diretorias de Comunicação, de Apoio Legislativo, de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação, num trabalho realizado em parceria com o Programa Interlegis, vinculado ao Senado Federal.

O vice-presidente e o 1º Secretário, deputados Ronaldo Medeiros e Isnaldo Bulhões, respectivamente, confirmaram presença no evento. Além das informações factuais acerca das atividades parlamentares desenvolvidas no cotidiano, o novo Portal vai disponibilizar dados referentes à folha de pagamento, bem como irá ofertar ao público a possibilidade de acompanhar a tramitação das matérias em apreciação pelos deputados estaduais.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate