Governo inicia processo para regulamentar legislação estadual de agrotóxicos

Reunião entre Adeal e as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente altera itens na lei para reforçar ações de fiscalização
Governo inicia processo para regulamentar legislação estadual de agrotóxicos

Após ter sido criada há mais de 18 anos, finalmente a lei estadual de agrotóxicos e afins começou a ser regulamentada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) em parceria com as secretarias de Estado.

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (28), na sede do órgão de defesa, representantes da Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância em Saúde Ambiental e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, debateram as alterações na legislação estadual de agrotóxicos e afins.

“São ajustes importantes para que o trabalho de fiscalização possa ser executado com maior rigor. Avaliamos cada artigo deste regulamento. São mudanças que vão desde a devolução das embalagens vazias, cadastro dos produtores e até o valor cobrado pelas multas que, em alguns casos, são impagáveis“, declarou a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.

Após terem sido regulamentadas, as mudanças na legislação deverão ser encaminhadas para o governador Renan Filho para que possam entrar em vigor após serem sancionadas.

“A lei já existe, mas é preciso ter a regulamentação para poder definir os procedimentos de fiscalização para que o controle de agrotóxicos no Estado seja colocado em prática. Trouxemos as experiências de Minas Gerais para ajudar na consolidação deste regulamento”, afirmou o técnico do Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA), Nathaniel Nogueira, que participou da reunião como consultor.

Com a regulamentação, segundo a gerente da Adeal, os órgãos fiscalizadores ganham um maior respaldo nas ações de fiscalização realizadas no campo. “Com isso, proporciona uma maior segurança aos fiscais durante a execução do trabalho tanto na parte educativa quanto punitiva no que diz respeito à legislação de agrotóxicos e afins”, reforçou Maria José Rufino.

“Sentimos falta de um instrumento mais incisivo no combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos. A Sesau louva a iniciativa da Adeal em ter iniciado este trabalho de regulamentação da legislação. Fechamos todos os pontos para iniciarmos ações mais efetivas no Estado. É mais um instrumento que os órgãos poderão usufruir em defesa da população”, afirmou Paulo Bezerra, diretor da Vigilância Sanitária Estadual.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate