AMA apoia ações do MDA e fortalecimento da agricultura familiar

AMA apoia ações do MDA e fortalecimento da agricultura familiar

Com previsão do recursos de aproximadamente 3 milhões para financiamento de projetos para a agricultura familiar, via territórios rurais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário em Alagoas volta a eleger a AMA como principal interlocutora entre os prefeitos e os territórios beneficiados.

O delegado Federal Estevão de Oliveira, anunciou que os projetos variam entre R$ 400 e R$ 250 mil, mas precisam ser discutidos aprovados nos territórios rurais que dividem o Estado e contratados através das prefeituras municipais.

A ação de apoio a projetos de infraestrutura e serviços em territórios rurais (PROINF), tem contribuído para a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos Territórios Rurais. A parceria com os municípios, de acordo com o delegado, e a participação da sociedade têm apoiado a aquisição de equipamentos e a construção de infraestrutura para a produção, beneficiamento, escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar.

Estes resultados posicionam o PROINF como importante instrumento indutor dos processos de inclusão produtiva, de geração de trabalho e renda e de autonomia econômica de famílias e empreendimentos da agricultura familiar nos Territórios Rurais.

Os Colegiados Territoriais têm papel fundamental na definição de prioridades de projetos para infraestrutura rural nos territórios. As propostas apoiadas devem ser coerentes às definições expressas nos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS).

Os prefeitos, segundo o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, têm apoiado a agricultura familiar, comprando ,inclusive, itens da merenda diretamente as famílias produtoras porque entendem como fundamental para o fortalecimento das políticas públicas da agricultura. “Temos discutido as dificuldades que surgem na execução dos projetos e as demandas existentes para garantir o apoio necessário à população dos territórios”, finalizou Beltrão.


Ascom AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate