Prefeitura realiza investimentos em Educação

Prefeitura realiza investimentos em Educação

Não é preciso ser especialista para entender o porquê da educação ser a base de tudo. Sem os investimentos certos, o desenvolvimento, seja de pessoas ou cidades, fica sempre abaixo do necessário. Foi pensando no futuro, que a Prefeitura de Maceió reforçou suas ações na Educação, direcionando mais ações para combater as desigualdades.

Observando os últimos dois anos e meio, fica fácil perceber o quanto a Educação na capital recebeu de atenção. São escolas reformadas ou em reforma; creches entregues e outras em construção; investimentos na merenda escolar; e uma inciativa inédita do município ao entregar fardamento completo e material escolar para seus alunos.

“Estamos fazendo um grande investimento na área e, pela primeira vez na história, o Município entregou uniforme completo a todos os alunos da rede municipal. Parece simples, mas são mais de 60 mil alunos que receberam calça, short, tênis e mochila. Além disso, dobramos o valor repassado para a merenda escolar. Esse é o retrato da Educação que queremos em Maceió”, disse o prefeito Rui Palmeira.

No início do mês, duas localidades da parte alta receberam três novos centros de educação infantil. Benedito Bentes e Conjunto Osman Loureiro agora dispõem de novas creches devidamente equipadas para melhor atender as crianças e seus pais. As unidades comportam cerca de 800 crianças de seis meses a seis anos. Outras seis devem ser inauguradas até o final do ano e mais nove serão licitadas.

Para o líder comunitário do Graciliano Ramos, Robson Nogueira, as unidades realizam o sonho das mães que saem para trabalhar preocupadas com quem iriam deixar seus filhos. “Essa realidade faz parte do dia a dia de muitas mulheres e ficamos felizes em saber que a Prefeitura está trazendo soluções para elas. Além dessas três creches, temos mais duas em construção no Village Campestre, uma já concluída e outra em construção. Já pensou o que é, em termo social, para essas mães serem contempladas com cinco creches? É algo que não esperávamos”, disse Nogueira.

Entrega de Kits Escolares

Quanto ao material escolar entregue aos alunos, o líder comunitário do Osman Loureiro destacou o ineditismo da ação, pensando nos frutos que serão colhidos no futuro. “Nunca vi prefeitura entregar uniforme. Esses são de qualidade e tem até mochila de rodinha. Quem é pai sabe que é caríssimo. Torcemos muito para que as pessoas valorizem isso e percebam que a gestão é focada também para a Educação. Investindo na base teremos grandes cidadãos amanhã”, disse.

Para a secretária Executiva de Governo, Adriana Toledo, a construção e a entrega das creches é uma ação histórica em nossa capital. “A iniciativa atende uma demanda muito reprimida. Elas são uma forma de emancipação da mulher para o mercado de trabalho. Entregamos três unidades e outras estão em construção. Da mesma forma acontece com as escolas. Algumas já foram entregues e outras estão em reforma. Ao final, a sociedade ganha”, destacou Toledo.

Em junho, Rui Palmeira assinou ordens de serviços para a reforma de mais duas escolas. Com isso, a gestão chega a 19 unidades beneficiadas com o pacote de reformas desenvolvido pela gestão. “Vamos investir aproximadamente R$ 4 milhões nessas obras, beneficiando servidores, professores e, sobretudo, os alunos, que são o motivo maior desses grandes investimentos”, disse Rui.

Reformas na Rede

As unidades escolares Jaime de Altavilla, no bairro de Santa Lúcia; Rui Palmeira, no Vergel do Lago; Haroldo da Costa, no Salvador Lyra; Maria José Carrascosa, no Poço, e Nosso Lar I, localizada na Levada passam por reformas.

Elas estão sendo melhoradas dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer mais conforto e funcionalidade aos professores e alunos. Em grande parte, os serviços estão em fase de conclusão e o prazo de entrega deverá ser cumprido, com inaugurações previstas ainda para o segundo semestre.

“Vamos trabalhar com muito esforço utilizando recursos próprios. Até o final do próximo ano, iremos investir aproximadamente 50 milhões em reformas, ampliações, reparos das nossas escolas que há muito tempo não passavam por esse tipo de reestruturação. O investimento será alto e trará grandes benefícios para os alunos dessas unidades”, destacou Rui.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate