Prefeito apresenta edital para licitação do transporte público

Prefeito apresenta edital para licitação do transporte público

Diariamente, 325 mil pessoas utilizam ônibus urbano em Maceió. Um passo decisivo para a regulamentação do transporte público na capital alagoana foi dado, nesta segunda-feira (27), com a publicação do Edital de Licitação do Transporte Público Coletivo no Diário Oficial do Município (DOM). O prefeito Rui Palmeira concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre a Concessão do Serviço Público de Transporte Coletivo do Município de Maceió. A coletiva apresentou as diretrizes e sanou dúvidas a respeito desta iniciativa inédita na administração pública de Maceió. O vice-prefeito Marcelo Palmeira, o superintendente de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, e o secretário municipal de Governo, Ricardo Wanderley também participaram do evento.

A iniciativa do Executivo Municipal tornou públicas as condições de participação de empresas no sistema de transporte público na capital, informando também qual o cronograma das outras etapas do processo, como os períodos de entrega, apresentação e análise de propostas. “Esse é um passo importantíssimo para uma mudança de paradigma, uma mudança significativa para a melhoria do transporte público da cidade de Maceió, que é uma área que foi negligenciada por anos”, disse Rui.

O prefeito acrescentou também que o edital lançado se baseou na Pesquisa de Origem e Destino realizada pelo Governo do Estado, que traçou um panorama da utilização do transporte por todos os bairros da cidade. De acordo com Rui, a licitação, sobretudo, é para regular o transporte público e melhorar a qualidade dos serviços, atendendo às necessidades de mobilidade e transporte da população maceioense. Atualmente, não há contrato de prestação de serviço e a última outorga foi concedida em 1999.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira enumerou as ações que a gestão vem realizando na área do transporte público antes mesmo da licitação. “Quando você reforma terminais, implanta faixa azul, abre novas vias e novos corredores de ônibus e faz uma licitação dessas é a demonstração de que a Prefeitura está de fato preocupada coma reestruturação”, comentou.

Tácio Melo mostrou o cenário atual dos serviços, como deficiências e limitações. Ele também apresentou quais são as diretrizes do projeto, os principais aspectos da regulamentação dos serviços, o projeto básico do sistema e demais aspectos do certame como as fases I, II e III, dentro do cronograma previsto.

“O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no Diário Oficial do Estado e da União, e o aviso em jornais de grande circulação do Brasil. Teremos um período para a visita técnica das empresas e conforme a legislação estabelece, a abertura dos envelopes acontece em, no máximo, 45 dias depois da publicação e está prevista para o dia 15 de setembro. Até o final de outubro esperamos estar com os contratos devidamente assinados”, elencou o superintendente.

O edital é aberto à participação de qualquer empresa do território nacional que ofereça o serviço, inclusive as que operam atualmente na capital. Serão vencedoras as que apresentarem as melhores propostas de operação dentro do que estabelece o edital. A previsão é que as mudanças comecem a vigorar no primeiro semestre de 2016, se tudo transcorrer conforme o cronograma. O prazo da concessão para as empresas é de 15 anos, prorrogável por mais cinco.

Mudanças

Com a regulamentação, as empresas terão metas a cumprir para assegurar a qualidade do serviço. O sistema será redimensionado, com criação de novas linhas, renovação da frota com pelo menos 20% de carros zero quilômetro, 100% de acessibilidade e implantação da integração temporal, que permite a troca de ônibus sem pagamento de nova tarifa, no trajeto de uma hora e meia, feito na mesma direção, em qualquer ponto de ônibus.

Tácio Melo explicou que, com a licitação, o sistema de transporte coletivo de Maceió será dividido em quatro lotes. Todas as empresas poderão concorrer a todos os lotes, mas cada uma só poderá operar em uma zona de transporte. Portanto, serão quatro empresas ou consórcios.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate