Governador discute investimentos no Canal do Sertão com cooperativa

Governador discute investimentos no Canal do Sertão com cooperativa

O projeto de gerenciamento e as expectativas do governador Renan Filho para um melhor aproveitamento das áreas irrigadas pelo Canal do Sertão foram discutidos na última sexta-feira (24) com o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, e o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio dos Santos. A busca por futuros investidores interessados em produzir nessas áreas, como a Pindorama, também teve sua importância ressaltada durante o encontro.

“Alagoas não pode fazer um investimento do porte do Canal do Sertão e não produzir. Não existe justificativa para isso. O Estado vai dividir as áreas, conceder incentivos e financiamentos para atrair esse investidor e promover o desenvolvimento naquela região. O intuito é gerar emprego e aumentar a produção”, disse o governador, ao lembrar que, até o mês de setembro, o Governo do Estado deverá inaugurar o trecho do Canal que se estende até o quilômetro 105. Hoje, dos 250 km da obra, 64 estão em funcionamento.

Ao lado de outros dirigentes da cooperativa, o presidente da Pindorama reafirmou seu interesse em investir na fruticultura e na criação de gado leiteiro nos perímetros irrigados do Canal do Sertão e apresentou o balanço das atividades do grupo nas últimas safras

De acordo com Klécio dos Santos, quase 33 mil pessoas produzem para a cooperativa e dela tiram seu sustento. “Temos um papel social e econômico muito grande em Alagoas. Nas últimas três safras da cana, geramos em imposto para o Estado em torno de R$ 300 milhões, sem contar as outros segmentos onde atuamos”, disse

Segundo os diretores da Pindorama, porém, a crise do setor sucroenergético, vem afetando o desempenho da cooperativa. Preocupados com a sobrevivência do grupo, seus dirigentes solicitaram ao governador Renan Filho a renegociação de uma dívida com o Estado cujas parcelas passam dos R$ 100 mil ao mês. Destacando a importância da Pindorama para a economia alagoana, o governador garantiu levar a questão para análise da Secretaria de Estado da Fazenda, que deverá avaliar alternativas para minimizar o impacto das parcelas da dívida nas finanças da cooperativa.

“O Estado não pode abrir mão de receita, mas podemos trabalhar para o reinvestimento dessas parcelas na infraestrutura da Pindorama ou na amortização da dívida mediante a aquisição de terras nas áreas do Canal do Sertão. Acho que esse é um pleito justo da Pindorama, pelo papel econômico, mas, principalmente, social que ela desempenha em Alagoas, garantindo a sobrevivência de tantos agricultores familiares”, avaliou Renan Filho.

Responsável pela busca de investidores para o Canal do Sertão, o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, manifestou seu apoio à renegociação da dívida da Pindorama e à ideia de reinvestimento apresentada pelo governador.

“A cooperativa é uma grande parceira da Agricultura e do Estado. Acredito que reinvestimento vai gerar um aumento na produção, mais empregos e garantir que a Pindorama continue gerando receita para Alagoas”, afirmou.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate